quinta-feira, 27 de abril de 2017

POBRES GENTIOS! DESTRONQUEM-LHES AS CABEÇAS!

SEM DUVIDA ALGUMA, JESUS CRISTO É A CURA PARA OS POBRES GENTIOS. 

Você sabia que a Bíblia lida com tipos, símbolos e figuras?
Temos vários tipos, cujo antítipo foi Jesus Cristo; como foi o caso de Jose do Egito, Moisés, Davi, entre outros.  Temos ainda várias coisas que foram  símbolos, ou pré figuração de Jesus Cristo, incluindo a Rocha que jorrava água no deserto, a nuvem que cobria os hebreus do sol,  também no deserto, e a coluna de fogo que alumiava e esquentava os mesmos, no deserto, a noite.

Temos muito mais, no Antigo Testamento, tipos e figuras de Jesus Cristo, fora estes. 

Mas pelo menos agora não vamos falar dos tipos de JESUS CRISTO, mas dos tipos dos gentios  ou estrangeiros.
Para quem não sabe, gentios, ou estrangeiros, eram todas as nações cujos povos não faziam parte da carne, ou do DNA de Abraão e Sara.  Somente os de Israel não eram gentios, não eram estrangeiros a Deus, pois estes tinham na carne o DNA de Abraão e Sara, e por isto eram chamados de "filhos e de herdeiros da promessa da posse da terra  (Genesis 15:17-18) e do Reino de Deus".  Reino esse, foi prometido eternamente aos descendentes físicos de Abraão e Sara.   Reino esse, anunciado por João Batista o precursor do Messias de Israel.

Então vamos a alguns tipos dos gentios:
- O burro de Êxodo 34:20 era tipo dos gentios. 
 Vamos à passagem:  "O burro, porém..., resgatarás com um cordeiro; mas, se o não resgatares, cortar-lhe-ás a cabeça... - Êxodo 34:20".

Pobres gentios, se não fosse Cristo!
Seríamos destroncados o pescoço e a cabeça, e jogados aos corvos e traças.

- Outro tipo eram os animais impuros, da Lei Mosaica, proibidos aos israelitas, de comer.  Tanto isto é verdade, que em Atos 10:9-16 o seu antí-tipo fica explicito - que se tratava dos gentios.  Ali naquele evento que aconteceu com Pedro, Deus revela que os gentios eram impuros, mas que agora, por  meio de Cristo foram santificados,  e o apóstolo Pedro que era um israelita muitissimamente preconceituoso com os gentios, deveria mudar de ideia e aceitar os gentios, a começar de Cornélio, o gentio  a quem ele, por orientação de Deus, foi visitar para apresentar-lhe o Evangelho de  Cristo que aceitou e acatou os impuros e estrangeiros. 

- Outro tipo dos gentios pode ser encontrado em Romanos 11:17. Ali os gentios são tidos como ramos de uma árvore brava, venenosa, tóxica, mas que fora enxertada na boa Oliveira que é Cristo. 

(O significado de zambujeiro é: Uma má oliveira, incapaz de dar frutos, ou impróprios para o consumo).

Portanto, quando um adventista vier dizer que não se pode comer carne de porco, de peixes, e outros animais considerados impuros no Antigo Testamento, refresque-lhe a memória esclarecendo que estes animais são eles próprios, mas que foram santificados por Jesus Cristo. 



Dinorá Mendes.

Nenhum comentário: