terça-feira, 31 de outubro de 2017

PERGUNTA: JESUS INVALIDOU OS DIZIMOS? JESUS INVALIDOU OS SÁBADOS?

Irmãos,  o especial destas respostas é outra pergunta: PODERIA JESUS INVALIDAR O QUE DEUS FEZ?
Não!  É claro que não!  Jesus jamais invalidaria algo que foi mandamento do Pai e que foram exigidos para a Sua Glória e honra à Sua natureza e caráter santo e justo.
Lembrando que -  a  Lei vétero Testamentaria mostrava a natureza e o caráter santo e justo do Pai, e assim, o Filho jamais poderia invalidar mandamento algum da Lei.

Em Mateus 23:23 encontramos Jesus concordando com os fariseus e escribas quanto a dar os dízimos.
Em outras vezes encontramos Jesus observando os sábados ao citar itens da lei ou decálogo.
Quanto a este mandamento, ou seja, a guarda dos sábados, Jesus violou apenas o que era tradição dos  fariseus,  e não o mandamento em si.
Os fariseus observavam a tradição, e exageravam na Lei,  e isto Jesus violou e condenou.  Mas a Lei em si,   Jesus jamais invalidou ou violou.  Pelo contrário, Ele a cumpriu.

Queridos, Jesus não invalidou nem mesmo a circuncisão - e tanto isto é verdade, que em Lucas 2:21 encontramos Jesus sendo circuncidado.
Ainda em Lucas 1:23-24 encontramos os pais de Jesus na humanidade observando a Lei do passado. Maria  sua mãe inclusive cumpriu o mandamento da purificação das mulheres cujo primeiro filho fosse  masculino.

O que aconteceu foi  o seguinte:  Jesus era legitimamente judeu, da Tribo de Judá na humanidade,  e veio ou foi enviado debaixo da Lei Judaica, conforme nos informa Paulo em Gálatas 4:4.
Ao invés Dele violar e invalidar a Lei que mostrava a natureza santa e justa do Pai,  Ele a cumpriu na sua plenitude e ápice. E por AMOR revelado na cruz Ele cumpriu toda a Lei a ponto de satisfazer a vontade plena do Pai. 
Jesus Cristo foi o único que conseguiu cumprir plenamente e satisfazer todas as exigências de santidade e justiça do Pai,  virtudes essas implícitas na Lei.  
Paulo em Romanos7:12 diz que a LEI é Santa, justa e boa; pois revelava o caráter santo e justo de Deus.
Assim, ambos os mandamentos jamais poderiam ser violados e invalidados por Jesus Cristo.

E para a igreja que só nasceu em Atos 2, como ficam os dízimos e a guarda dos sábados? 
Lembrando que - até o evento de ATos 2 a igreja era MISTÉRIO OCULTO EM DEUS NOS SECULOS, conforme:
Romanos 16:25
1 Corintios 2:7-8
Efesios 3:9
Colossenses 1:25-27
Algumas igrejas cumprem a Lei dos dízimos, mas não a dos sábados e vice versa. Já outras, a exemplo da igreja Adventista do Sétimo Dia que cumpre tanto a lei dos dizimos, quanto a da guarda dos sábados.

Vamos continuar:
A resposta para as perguntas do titulo deste post  se encontra no fato do discernimento - de Jesus Cristo versos a Lei vétero Testamentária e quem nos explica isto é o apóstolo Paulo.

A Bíblia no seu caráter pleno gira em torno do Senhor Jesus Cristo,  mostrando-O, no passado do  Antigo Testamento,  como tipos, sombras e figuras do que haveria de vir,  e veio,  a dois mil anos atrás.
Tudo no Antigo Testamento era revelação de Jesus Cristo em função do ser humano, e apontava para Ele que é o antí-tipo dos tipos, das figuras  e das sombras do passado.
Esclarecendo que - quando Jesus Cristo tiver todos os seus inimigos por estrado dos Pés, até mesmo a natureza, incluindo os animais, serão salvos e livres como eram na criação.

Assim, vamos às respostas das duas perguntas do titulo deste, por etapas:
1º) OS SÁBADOS:  O repouso e o descanso nos sábados, tão amplamente enfatizados e exigidos por Deus Jeová no Antigo Testamento,  teve seu ápice e cumprimento no descanso e repouso em Jesus Cristo - para quem o repouso e o descanso sabáticos revelavam e apontavam.
Portanto, o mandamento que implicava na revelação do caráter santo e justo de Deus continua cumprindo ainda hoje, mas no Filho, o único a satisfazer plenamente as exigências irrevogáveis de Santidade e Justiça de Deus, implícitos na Lei, conforme já disse acima.

O ser humano jamais conseguiu e jamais conseguirá satisfazer planamente as exigências de santidade e justiça de Deus.
Por que não?
É por causa da natureza caída do ser humano que nos desconectou Dele.    Nós temos na carne o principio ativo do pecado que é a natureza caída. No interior continuamos pecando sempre, e até que possamos ser revestidos de incorruptibilidade na ressurreição dos mortos  -  na carne e na vida humana continuamos  com essa natureza caída dentro de nós. 
 Jesus não cancelou ou invalidou esta natureza nos seres humanos até que sejamos revestidos de incorruptibilidade na ressurreição,   mas nos livrou da culpa e da pena desta natureza caída pelo  pecado.  Ao sermos lavados no Sangue, e sem derramamento de Sangue do Cordeiro Imaculado não haveria redenção - Hebreus 9:22, então somos redimidos do pecado, e a consequência miraculosa dessa limpeza é o perdão de pecados, a salvação e a vida eterna.

2º) OS DÍZIMOS: Os dízimos eram as primícias tiradas pelos hebreus  nas colheitas fartas e criação de animais, também fartos em Israel (a nação que introduziu o Messias na humanidade); cujas primícias que eram destinadas aos levitas e tinham o intuito sagrado de alimentar o povo de Deus que servia  no Templo em Jerusalém no passado vetero  Testamentário.
(Os Levitas que serviam no Templo diariamente, vivam das primícias colhidas e entregues aos levitas pelos seus onze irmãos).
Vejam Deuteronômio10:9 para entender isto.
Esses levitas, oriundos de Arão da Tribo de Levi incluíam os cantores, os porteiros, os faxineiros, entre outros que serviam no Templo.  Estes recebiam os dízimos de seus irmãos e repassavam aos Sacerdotes e Sumo Sacerdotes 10 por cento das primícias (dizimos),  que recebiam de seus irmãos.

Assim, Jesus Cristo, para quem as primícias das colheitas agrícola e pecuária apontavam,   se tornou as primícias de Deus para alimentar o povo santo Dele -  a saber,  a igreja que inclui, na sua grande maioria os gentios que viviam sem a Lei dada por Deus a Moisés, no Monte Sinai.
Esclarecendo para quem não sabe,  a Lei dada em Horebe (Dt.5), um monte do  território do Sinai foi dada aos de Israel, e não aos gentios, conforme informa Paulo em Romanos 2:14.
Os gentios, com exceção daqueles que serviam os hebreus na terra prometida, viviam sem Lei.

Portanto, o mandamento dos dízimos ou primícias continua cumprindo em Jesus Cristo (assim, como o repouso e descanso sabaticos),  que se tornou as primícias do povo de Deus há dois mil anos.  Ele se tornou a primícia,  o primeiro a ser colhido  de entre os mortos e nunca mais morrer.  Ele foi a grande colheita de Deus - destinada a alimentar o povo santo  no Novo Testamento - ou nova Dispensação da Graça plena e absoluta.

3º) Se alguém ainda não entendeu estas coisas, é porque ainda não entendeu o Evangelho de Cristo de forma profunda e absoluta.

4º) E agora vem algo chocante:  As igrejas que cobram dízimos e guardam os sábados, estão violando e invalidando o sacrifício vicário e até mesmo o próprio  Jesus Cristo, a ressurreição - que foi a obra de colheita plena, perfeita, farta, santa e justa do Pai.  Jesus Cristo  foi completamente dizimado para tornar as primícias do Pai ao seu povo neo Testamentário.  Cristo é o dizimo, as primícias absoluta, para quem as primícias das colheitas de grãos e cordeiros, novilhos, pombinhos e rolinhas,  todos sem defeito e mácula apontavam - para alimentar o povo santo.
As primícias da colheita de grãos e animais sem defeito eram figuras, tipos e as sombras.   Jesus Cristo é o antí-tipo que chegou e dissipou os tipos, as figuras  e as sombras do passado.
E é exatamente isto que Paulo quer nos dizer em Romanos 7, entre outros, incluindo 2 Corintios 3. 
Aliás, Paulo enfatiza  isto em todas as suas cartas aos gentios e judeus convertidos ao Evangelho.

A Lei, apesar de santa, justa e boa, não foi capaz de contemplar o coração do homem e redimir o mesmo.  Deus, agora, nas Pessoas do Filho e do Espirito Santo contempla o coração do ser humano, o convence do pecado, e o redime.

5º)  O Antigo Testamento lida com tipos, figuras  e sombras de Cristo, mas o Novo Testamento lida com o antí-tipo dos tipos, figuras  e das sombras.

6) A igreja não se orienta no Antigo Testamento, apesar de não poder invalidar e desprezar esse;  no entanto, a igreja encontra suas diretrizes nas Epístolas, especialmente as Paulinas, de onde Paulo nunca ensinou nem dízimos e nem guarda de sábados.   
Porque Paulo nunca ensinou dízimos e sábados para a igreja?
Paulo, um israelita nato, da Tribo de Benjamim, e cumpridor pleno e radical da Lei e da tradição judaicas  entendeu bem, quando foi levado ao terceiro céu para receber a excelência do Evangelho das Boas Novas de Cristo,  e jamais confundiu a igreja com pregações que violam o caráter de Deus em Jesus Cristo. 
Nós somos aceito pelo Pai em Jesus Cristo e não no cumprimento da Lei, que segundo Paulo era fraca, impotente, e além disto, acusatória apenas,  pois a Lei acusava o transgressor, mas não o redimia de suas transgressões.
(Lembrando que,  EVANGELHO É UMA PESSOA, A PESSOA DE JESUS CRISTO).  SÃO AS BOAS NOVAS, E NÃO AS BOAS VELHAS).
Se a igreja pudesse encontrar suas diretrizes no Antigo Testamento, então as Epistolas estariam aí de bobeira, e Paulo teria errado feio.
Bastava a igreja recorrer ao Antigo Testamento, e encontrar ali suas diretrizes.  Assim, as cartas, especialmente as de Paulo que foi o apóstolos enviado aos gentios, ficariam sem utilidades.
A Lei do antigo Testamento não resiste um confronto honesto com o Novo Testamento e Paulo explica isto muito bem nas  suas cartas e diretrizes para os gentios.

Espero ter contribuído para o discernimento e esclarecimento de ambas as perguntas. 

Dinorá Mendes.

segunda-feira, 23 de outubro de 2017

COMO VENCER AS TESTEMUNHA DE JEOVÁ

Vou dar alguma dica ou pista,  com base Biblica, para você vencer o argumento das Testemunhas de Jeová.

Essa gente que anda de casa em casa pregando as doutrinas deles e importunando pessoas com suas mentiras e enganos,  distorcendo a Biblia e fazendo uma salada da mesma. 
Se você ainda não recebeu uma visita deles, muito provavelmente vai receber algum dia.

Perguntas que você deverá fazer à eles imediatamente:

1ª) Primeira pergunta: De onde saiu o termo, ou título "TESTEMUNHAS DE JEOVÁ"?
     Sem duvida alguma, eles responderão que vem de Isaias 43:10 que diz: "Vós sois as minhas testemunhas, diz o Senhor, "...
- Quando você examina o contexto de Isaias 43 descobre então, de forma clara,  que Deus (Jeová) está falando para o Israel natural, circuncidado,  antigo e do Velho Testamento - é claro!

2ª) Segunda pergunta:  E vocês quem são em relação a Israel?
     - Então eles responderão que são o Israel espiritual de Jeová - e muito provavelmente vão te conduzir para Gálatas 6:16 - Romanos 9:8 -  ou outro versículo similar.

3ª) Então você vai argumentar o seguinte:  Mas o titulo 'TESTEMUNHAS DE JEOVÁ" pertence ao Israel antigo, natural e circuncidado, pois Isaias 43 faz parte do Israel antigo. 

4ª) Independente do que eles vão responder como alegação, então você vai conduzi-los para os 144 mil selados do Apocalipse capitulo 7.    É bem provável que antes de você fazer isto, eles vão antecipar esta afirmação.
Porem, se eles te levarem, ou não,  para Apocalipse capítulos 7 ou 14 os quais falam dos 144 mil selados em Israe;  você poderá, caso eles não façam isto, prosseguir para a pergunta: E quem são as TJ em relação aos 144 mil selados?
 - Com toda certeza dirão que os 144 mil são eles. Pois, Apocalipse 7 é a base doutrinaria e fundamental deles.   
(Lembrando que os adventistas também se firmam nestes capitulos 7 e 14 de Apocalipse. Assim, este estudo vale também como refutação aos Adventistas).

5ª) É aí que você vai pegar eles, argumentando o seguinte:  Bem, os 144 mil selados de Apocalipse 7 - (Abra sua Biblia e leia isto junto com eles), são filhos legítimos dos doze filhos de Israel - Rubem, Gade, Aser, Judá, Naftali, Manassés, Simeão, Levi, Isacar, Zebulon, Jose e Benjamim, conforme Apocalipse 7 versos  4 ao 8.
- Os 144 mil somam doze mil homens de cada um dos doze filhos, ou tribos de israel antigo.  Assim, 12 x 12.000 = 144.000. 
A equação é exata e não pode ser simbolica, e isto eu explico mais na frente deste.

6ª) Estes 12 homens filhos de Jacó ou Israel, pertenceram ao Israel circunciso, antigo e natural, e se você é filho de um deles, então tem na carne o DNA deles -  assim você pertencem ao israel natural, antigo, circunciso,  (mesmo não tendo circuncidados).   Pois, os filhos são a herança genética dos pais.

7ª) Em seguida você pergunta a eles o seguinte: De quem, cada um de vocês respectivamente, são filhos?  De Rubem, ou de Naftali, ou de Manasses, ou Gade, ou...
 - Sem duvida alguma eles não saberão dizer quem é o pai deles respectivamente.  
 - Então você poderá argumentar:  Vocês então, haja visto não saber quem é o pai de cada um de vocês respectivamente, são bastardos, pois filho de pai desconhecido ou que não sabe quem é o pai é bastardo. 

8ª) E acrescenta:  Mesmo que vocês saibam quem é o pai de cada um respectivamente,  dentre os doze filhos de Jacó que teve o nome trocado por Israel, fica provado que vocês pertencem ao Israel antigo, haja visto serem descendentes físicos, que tem na carne o DNA do Israel antigo, a quem o Corpo Governante de vocês afirma ter sido abandonado por Jeová.  
(Lembrando que a cúpula das TJ afirmam que o Israel natural foi rejeitado por Deus, quando isto não passa de uma grande mentira - e essa mentira que vai cair por terra quando examinamos - especialmente Zacarias 12:10 e Romanos 11:25-27. 
Você poderá inclusive levá-los para estas duas passagens fundamentais, as quais provam que Deus não abandonou o Israel natural.

9ª) Então, eles vão tentar de convencer de que os 144 mil selados de Apocalipse 7 é um numero simbólico.  Ou então, vão dizer que os 144 mil são a cúpula TJ que vão herdar o Reino de Deus propriamente dito, e que os demais, herdarão a terra.

10ª) Mesmo assim,  você poderá provar a eles, com base no citado acima,  que então a cúpula TJ que é o Corpo Governante da Torre de vigia, criada por Sharles Taze Russel o fundador das Testemunhas de Jeová,  pertencem ao Israel antigo, citado em Isaias 43, pois é o Israel antigo e natural, de quem, e com quem Deus está falando no Antigo Testamento.

11ª) Caso digam que os 144 mil são números simbólicos, como é o caso dos Adventistas tambem, então você ainda tem um argumento exato que é o seguinte: 
- As doze tribos, ou doze filhos de Jacó que é Israel, citadas em Apocalipse 7 são números reais e exatos, (e isto eles não poderão negar), pois é explícito.
 - Haja visto que a equação começa com um numero exato, então seu produto só pode ser também exato, pois se o fator 12 é real e exato,  o produto também o é.

Finalizando, e agora vem o melhor e definitivo, você vai explicar à eles, que se eles são produtos dos 12 filhos de Israel, então sucumbirão, assim como sucumbiu Israel ao rejeitar seu Messias e Salvador.
 - E acrescente:  Se a igreja fosse gerada nos doze filhos de Israel, certamente sucumbiria, pois aqueles filhos sucumbiram tanto no deserto, quanto também seus descendentes ao rejeitar seu Messias e Salvador, conforme Mateus 15:24  -  Mateus 27:20-22  e Lucas 19:14.  Leve-os para Zacarias 12:10 e prove á eles o que vai acontecer com os descendentes dos doze filhos de Israel. 

E conclue com o seguinte discernimento que eles não terão:  "Jesus Cristo disse que as portas do inferno não prevalecerá contra a sua igreja - Mateus 16:18.  Eles não acreditam no inferno, assim, você mata dois coelhos com uma cajadada apenas.
Por que as portas do inferno não prevalece contra a igreja?
É porque a igreja não foi gerada nos homens, nos doze filhos de Israel,  mas pelo contrário, a igreja foi gerada em Jesus Cristo, sendo assistida pela presença Pessoal do Espirito Santo tabernaculando a mesma.

Espero ter contribuído para o fato de, caso forem assediados por uma Testemunha de Jeová, ou por um Adventista do Sétimo Dia.


Dinorá Mendes.