Hoje vamos ver e analisar outra parábola - a de Mateus 22 que é a parábola do Reino.
Ali Jesus conta a historia de um Rei que deu uma festa para comemorar as bodas de casamento de seu Filho.
Então o rei mandou os servos convidar o povo do Reino do Rei para a festa.
Como o povo do Reino rejeitou a festa do seu Rei, então este mandou chamar outro povo que não pertenciam ao seu Reino.
O segundo grupo aceitou o convite.
Mas antes de entrar na festa, os convidados tinham que vestir uma roupa de gala, especial, uma roupa de nupcias, para honrar o Filho do Rei que estava casando.
Quando o Rei chegou e foi cumprimentar os convidados, havia ali um homem de penetra. Um homem que estava na festa sem a roupa de gala, de nupcias.
Então o Rei abordou aquele homem, de como ele teria conseguido entrar ali sem a roupa especial, de honra.
Aquele homem ficou sem resposta, e então o Rei ordenou aos servos que o tirassem dali, e o jogasse nas trevas exteriores, aonde havia choro e ranger de dentes.
Queridos, eu pertenci a uma "igreja" por dois anos, e só saí dali quando me disseram que aquele homem que entrou na festa do Rei, sem a roupa de nupcias, sem a roupa de honra ao mérito do Filho do Rei, era a igreja, com exceção da deles. Disseram que somente aquela "igreja" seria vencedora, e que as demais igrejas vão ser lançada nas trevas exteriores, passar pelo choro e ranger de dentes, no Milenio, para só depois desse sofrimento, fazer jus, e entrar na Nova Jerusalém Celestial.
Vejam bem - aonde vai a arrogância dos sectaristas, dos arrogantes que depreciam a obra de Jesus Cristo, dos proselitos, aonde vai a falta de discernimento Biblico.
- O Rei é uma figura do Pai, o nosso Deus Todo Poderoso.
- O Filho é Jesus Cristo.
- Os convidados do Reino e que rejeitaram o convite é Israel
- O segundo grupo de convidados, os que estavam fora do Reino,e aceitaram o convite são os gentios.
- Aquele homem penetra e rebelde que entrou sem trocar as vestes velhas pelas vestes novas, de nupcias é uma figura dos fariseus, aqueles lideres em Israel que se vangloriavam de ser herdeiros do Reino, mas sem trocar as vestes da Lei vetero Testamentaria, e da tradição judaica, pelas vestes alvejadas no sangue de Jesus Cristo o Messias de israel.
- Ser lançado nas trevas exteriores tem dois sentidos:
- O primeiro foi uma profecia dita na parábola, revelando que os judeus, por rejeitaram a seu Messias, seriam lançados no mundo gentilico, e ali sofreriam horrores; e esta profecia teve seu cumprimento inicial na Diáspora ou dispersão dos judeus pelo mundo gentílico, no ano 70 da era cristã, quando o Imperador Tito destruiu Jerusalem, o Templo judaico Sagrado dali, matou milhares de judeus, e expulsou o restante.
- A outra interpretação, é a perdição eterna daqueles em Israel, que rejeitaram seu Messias e levaram muitos judeus a rejeitaram também.
E quando Paulo em Romanos 11 tenta explicar esta historia de Israel versus os gentios, ele quase não consegue de tão profundidade ela tem. E o que Paulo faz em seguida, é explodir em glorias, honras e louvores a Deus, nos versos 33 ao 36 de Romanos 11.
Jamais Jesus desafiou a igreja colocando-a na situação daquele homem penetra e rebelde, que não trocou as vestes do velho homem, para as vestes do novo nascimento em Cristo Jesus.
Eu vou mais longe, para você entender mais:
O próprio Jesus afirmou ter sido, a principio, enviado do Pai somente para as OVELHAS PERDIDAS DA CASA DE ISRAEL - Mateus 15:24.
E continuou dizendo que não era justo, ou licito, tirar o pão da mesa dos filhos e lançar aos cães - Mateus 15:26.
O Pão era Jesus Cristo.
A parte superior da mesa, e os filhos, era Israel.
A parte de debaixo da mesa era o mundo gentilico, ou mundo dos gentios.
Foi quando a grande maioria em israel exclamou:
- Não queremos que este Homem reine sobre nós - Mateus 27:20-22
- Solta Barrabás e crucifique Jesus - Lucas 1:14
- Que o Sangue deste homem caia sobre nós e nossos filhos - Mateus 27:25
Foi aí então, que o PÃO DA VIDA que descera dos céus, e que estava em cima da mesa dos filhos que era Israel, foi esmigalhado na cruz, e lançado, ou jogado para debaixo da mesa que é o mundo gentílico. E desde então é Alimento bom e nutritivo para satisfazer e dar vida aos muitos cães - os gentios.
Entenderam?
Entenderam como é arriscado colocoar a igreja em passagens Biblicas dirigidas a israel?
Lembrando que os quatro Evangelhos foi a transição do velho para o novo, e muitas vezes pertence mais ao velho que ao novo. Apesar de pertencer ao novo tambem.
Quer colocar a igreja em algum lugar na Biblia? É claro que isto é correto, pois a igreja se assenta nas passagens Biblicas sim, mas como a igreja só nasceu em Atos 2 , o que a orienta e a dá diretrizes, são especificamente as Epístolas, pois estas contem tudo das Boas Novas, tudo de Jesus Cristo - Colossenses 3:1; com fundamento dos profetas que anunciaram a Cristo, e está fundamentada na doutrina dos Apóstolos - Atos 2:42.
Nós jamais podemos fazer uma salada da Biblia. Lançar tudo numa bacia, misturar, misturar, e fazer uma doutrina dessa mistura.
Se a igreja pudesse ser colocado no Antigo Testamento, aonde ela era MISTERIO OCULTO EM DEUS NOS SECULOS conforme:
Romanos 16:25
1 Corintios 2:7-8
Efesios 3:9
Colossenses 1:25-27
Então as Epistolas, especialmente as de Paulo o Apóstolo enviado aos gentios estariam aí de bobeira, de futilidades,
Mas pelo contrário, Deus deu as Epístolas exatamente para ensinar e direcionar a igreja que o novo elemento que Deus inseriu no mundo, em Atos 2.
O primeiro elemento que Deus inseriu no mundo foram as nações em geral.
O segundo elemento foi Israel, a partir de Abraão.
O terceiro elemento foi a igreja que inclui judeu se gentios gerados no Messias, o Senhor Jesus Cristo.
A Graça de nosso Senhor Jesus Cristo e sua Paz que excede a todo entendimento, vos guarde para todo o sempre.
Dinorá Mendes
Nenhum comentário:
Postar um comentário