MELQUISEDEQUE DEU À ABRAÃO PÃO E VINHO E ABRAÃO LHE DEU O DIZIMO DE TUDO (DE TODOS OS BENS DOS DESPOJOS DA GUERRA CONTRA O REI QUE SAQUEOU LÓ - GENESIS 14:18-20.
MELQUISEDE E ABRÃO TROCARAM DÁDIVAS ETERNAS. MELQUISEDEQUE FOI UM TIPO DE CRISTO E ABRAÃO FOI UM TIPO DE DEUS . CONFIRA ISTO EM HEBREUS 7:3 E NO EVENTO DE ABRAÃO ENTREGANDO ISAQUE EM SACRIFICIO. ERA TIPOLOGIA DE DEUS ENTREGANDO O FILHO EM SACRIFICIO E DANDO O FILHO EM DÁDIVA SACRIFICIAL.
MELQUISEDEQUE ESTAVA PARA ABRAÃO ASSIM COMO ABRAÃO ESTAVA PARA MELQUISEDEQUE. A RECIPROCA ENTRE ELES ERA VERDADEIRA.
O evento nos mostra algo profundo, misterioso e eterno. Era Deus se doando ao Filho Jesus Cristo e vice versa. Era um sendo revelado no outro e vice versa. DEUS É A GLORIA DE CRISTO E CRISTO É A GLORIA DE DEUS. Pão e Vinho era um tipo de . Cristo. Dizimo também era um tipo de Cristo. Pão e Vinho, como também dizimo apontavam para Jesus Cristo. Jesus Cristo foi dizimado para se tornar nosso Pão e nosso Vinho. Para se tornar nosso Alimento eterno, profundo, excelente e nutritivo. Era algo secular, fisico e temporal apontando para algo eterno e Atemporal.
Vamos ver agora a relação, a comparação entre dizimos ali (além), pago por Abraão - e dizimo aqui (aquém), tomados pelos levitas. Ali, no evento de Abraão e Melquisedeque foi dado dizimo à quem se testifica que VIVE. Aqui, em Israel, pelos Levitas, dizimo a homens que morrem - Hebreus 7:8.
E, por assim dizer, por meio de Abraão, até Levi, que recebe dízimos, pagou dízimos - Hebreus 7:9
Portanto, a relação entre os dois eventos ocorridos, ambos em Israel, eram tipos de Jesus Cristo, pois apontavam para a Realidade que chegaria e chegou no futuro daqueles tempos. E chegando a REALIDADE QUE É CRISTO, dissiparam-se os tipos, as sombras e as figuras do Velho Testamento.
Pois, mudando o Sacerdocio, necessário se faz também mudança da Lei -Hebreus 7:12.
Assim, A REALIDADE que até então era futura, mas que chegou, exterminou com os tipos. A REALIDADE foi nos dada por Deus, tipificado em Abraão e Melquisedeque trocando bençãos, Realidade essa que foi dizimada para se tornar nosso alimento bom , excelentes, saudável e eterno. O dizimo agora continua sim, mas NELE, Jesus Cristo. É Nele que entregamos, que recebemos, dizimos.
Pois o Sacerdócio que antes era segundo a ordem de Arão um Levita mudou-se para a Ordem de Melquisedeque - Hebreus capitulo 7.
Se você ainda não conseguiu discernir este MISTÉRIO QUE ESTEVE OCULTO EM DEUS NOS SECULOS, é porque ainda também não conseguiu entender o EVANGELHO DE CRISTO, sua Função, Excelência, Magestade e Supremacia. Você quer continuar entregando dizimo? Então abra mão da GRAÇA revelada na cruz e volte para os tipos, as sombras, as figuras do Antigo Testamento, volte à Lei dos judeus, passe a sacrificar cordeiros e novilhos, só que para isto você vai precisar de um Templo Sagrado em Jerusalem e descer para lá pelo menos uma vez por ano para adorar no Templo - Deuteronômio: - 14:22-29.
Assim estará vivendo por obras e não por fé. Saiba também, que tudo isto hoje, há dois mil anos da cruz de Cristo tudo se tornou obras mortas. Além do mais você se encaixará no que o Apóstolo Paulo esclareceu em Gálatas 5:4: "SEPARADOS ESTAIS DE CRISTO, DA GRAÇA TENDES CAÍDO".
Por Dinorá Teresinha Mendes Gonçalves
Nenhum comentário:
Postar um comentário