sábado, 18 de abril de 2015

TEMOS QUE GUARDAR OS SÁBADOS? SIM, OU NÃO?

Eu gosto de filosofar, de analisar e refletir, principalmente quando o assunto é Biblia.  Gosto de ler, de pesquisar e de aprender.  Hoje, eu estava lendo, e encontrei isto aqui:  "“Santificar o Sábado ao Senhor importa em salvação eterna”. (Testemunhos Seletos, vol. III pág.22, EGW ed.1956)".  Quero falar dessa afirmação de Ellen White, a profetisa que fundou a Igreja Adventista do Sétimo Dia, porem, falarei, mais abaixo, porque antes, um irmão adventista me botou na parede, sobre Deus ter especificado um dia para que descansemos.  Minha resposta foi a seguinte:
Sim, é Biblico que Deus estabeleceu um dia para os homens descansarem,  e foi o śabado. Mas, o rigor desse mandamento tinha algo implicito nele, muito mais que um descanso fisico ou terreno.   Em primeiro lugar, esse dia foi dado aos hebreus e não aos gentios, ou a igreja.  A igreja ainda era mistério escondido em Deus, escondido nos séculos, escondido até mesmo dos profetas de Israel conforme Romanos 15:25; Colossenses 1:26; 2 Corintios 2:7; Efesios 3:9.
 O sábado, alem de descanso fisico,  era um mediador entre os hebreus e Deus, para a comunhão.  Ou seja, a comunhão com Deus era por meio das sombras. Porque? Tanto Jesus, o descendente de Galatas 3, quanto o Espirito Santo ainda não haviam descido para tabernacular o homem. Eles apenas projetavam suas sombras, e o descanso sabático, era sombra do descanso em Jesus Cristo.
Em segundo lugar,  como já falamos, ele não foi estabelecido para a igreja, senão encontraríamos o mandamento explicito e repetido várias vezes nas epístolas Paulinas (de Paulo), que são elas que trazem todas as diretrizes para a igreja, que é o povo neo-Testamentario.    A igreja não, e não, não  é um elemento ou povo vétero Testamentário, mas neo-Testamentario, conforme  (Colossenses 1:26; Romanos 16:25; 2 Corintios 2:7; Efésios 3:9 que mostra outra dispensação. Ou seja, de acordo com a carta Paulina em Efesios 3:9  a dispensação mudou.  Na velha Aliança Deus se dispensava ao seu povo, de uma forma, ou seja, através das sombras (Colossenses 2:16-17),  e na nova Aliança, Deus se dispensa ao seu povo, através da Realidade que projetava as sombras, e essa Realidade, é Jesus Cristo.  Duas dispensações, dois lados de"uma meda", duas formas da economia dispensacional de Deus;  uma com base nas sombras, a outra com base na Realidade original. É  como colocar a mão, ou um corpo qualquer, contra a luz. Essa mão ou corpo, vai projetar sua sombra, mas, se voce chega a mão na sombra, a sombra desaparece. 
Voce não consegue encontrar, por mais que procure, a não ser que voce "reinvente a Biblia",   orientações para a igreja guardar os sábados.
Deus deseja que descansemos sim, não apenas nossas almas,  mas nosso corpo, mas, para os gentios, Ele não estabeleceu dia especifico. Quando o descanso é fisico ou terreno, vai depender da cultura de cada povo, e quando o descanso é alem terreno, o descanso é somente emJesus que projetava sua sombra no passado.  Uma sombra só pode ser na perspectiva terrena, pois, necessita de um corpo com massa corpórea para ocupar lugar no espaço. Então, as sombras tinham conexão com algo terreno, ńão eterno, mas temporal; porem, a Realidade é mais excelente, ocupa algo mais profundo, ocupa coisas invisiveis, eternas, atemporais, e sendo assim, como encontrar o sabado, nas regiões atemporais? Se a igreja vive, é vivificada e se assenta nas regiões celestiais  (Efésios 2:6), então, as sombras, não tem mais expressão e nem relevância!
A canseira é coisa que veio com o pecado. É terreno e não celestial, nem eterno, pois, nas regiões celestiais é atemporal e não temporal, ou seja, não existe o elemento "tempo". 
Os hebreus precisavam algo alem do descanso fisico, precisavam descansar suas almas. O sábado lhes foi instituido para que eles não esquecessem que seu Deus havia tirado eles da escravidão do Egito.  É Jesus quem nos tira da escravidão, e nos dá descanso.     Este era o descanso que eles precisavam e que veio mais tarde. Deus não tem pressa.  Para Ele não  há o conceito de passado, presente e futuro, pois, Ele vê tudo no presente.

Em terceiro lugar, o sábado hebraico, tinha algo implicito nele, que apontava para um descanso definitivo, que era Jesus Cristo e o o descanso NELE. Esse algo implicito, os hebreus, por causa da incredulidade, não conseguiram ver.
Paulo diz que a guarda do sabado era sombras (Colossenses 2:16-17), e sendo assim, havia algo real que projetava sua sombra, e Esse, era Jesus Cristo.       A realidade chegou, e desmanchou as sombras.

Volto agora, no assunto primeiro desta postagem,  que é a frase dita, afirmada e ensinada, de Ellen White: “Santificar o Sábado ao Senhor importa em salvação eterna”. (Testemunhos Seletos, vol. III pág.22, EGW ed.1956). 

Repito, não tenho nada contra a doutrina do sábado, quem foi contra ela,  foi Paulo e não eu.    Paulo era um rabino cumpridor da Lei, e ele disse que considerou tudo aquilo, como esterco, para seguir a Cristo.
Paulo desconsiderou tanto a Lei vétero Testamentária, que nem tocou nela, nem ao menos de forma implicita, a não ser nove das dez cláusulas do decálogo, tanto enfatizado pelos Adventistas..
Eu apenas sou contra sim, do rigor, da imposição e do  apego à ela como elemento que nos conduz a Deus, ou elemento para agradar e atrair Deus.  
O sábado não é nosso mediador, e muito menos, Moises. 

“SANTIFICAR O SÁBADO AO SENHOR IMPORTA EM SALVAÇÃO ETERNA"  (Testemunhos Seletos, vol. III pág.22, EGW ed.1956)   (o grifo é meu)!
Quem disse isto? Ellen G. White, claro!  Sim, ou não?
 

O Adventista, com todo respeito, dizem que a salvação é pela graça, porem, não é isto que Ellen White afirma e ensina.

Querido, enganoso é o coração do homem, não é mesmo(Jeremias 17:9)?
Com base em Mateus 5:18 que diz:  Não passará, o ceu e a terra, sem que,nem mesmo  um til da Lei se cumpra.  Os Adventistas se firmam neste versiculo, para apoiar sua doutrina sabatina.

Jesus aboliu o Velho Testamento? Irmão, é claro que Jesus não aboliu o Velho Testamento. Como pode voce, abolir seu noivado?  O noivado faz parte do todo da historia, porem, os casados, não voltam no noivado. Esta é uma figura de linguagem, para explicar o Velho Testamento, em comparação com ao Novo.   Tudo se fez novo, disse Jesus!   Tudo progrediu! O que era sombra, já é Realidade! O que apenas era descanso do corpo, um descanso teerreno, já é agora, descanso eterno.  O que foi namoro e noivado, agora é casamento.  Dois ou três periodos que fazem parte da historia, mas que não podemos voltar no passado efetivamente.

Veja isto aqui!    Com base em Mateus 5:18, e de acordo com os Adventistas, certamente alguém vai cumprir a Lei, de forma definitiva, pois, o ceu e a terra vão passar um dia (Apocalipse 21:1).      E quem é essa pessoa ou grupo de pessoas, que vão cumprir a Lei, definitivamente?   Os Adventistas?   Então, porque é, que  a  Ellen não a cumpriu definitivamente?      Há quase dois seculos que pessoas na Adventista cumprem a Lei.     Quem vai ser o responsável por  cumprir definitivamente, afim de que as ultimas coisas,   que sãp,  passar ceu e terra,    aconteçam?   Quem poderia bater no peito e dizer que cumpriu a Lei?   Ellen White?  Seu marido?  Quem?   E, se eles a cumpriram, então...  não precisa de ninguem mais, cumprir.
JESUS CUMPRIU A LEI.   E, se Jesus não cumpriu a Lei, meu irmão, quem vai cumprir? A Ellen White não é, pois ela já se foi. Quem vai cumprir a Lei? Quem?
Amado, Jesus disse que a Lei se cumpre no Amor, ou seja, amando o próximo como a ti mesmo.   Pergunto, quem ama o próximo como a si mesmo?   Eu?  você? Então teremos que vender tudo e dar aos pobres, para depois seguir a Jesus. Não foi isto que Jesus estabeleceu para aquele homem rico que interrogou sobre como ganhar a vida eterna? Aquele homem cumpria o decálogo.   Sim ou não?    Os Adventistas alegam que,  quando há citações sobre não matarás, não adulterarás, etc... isto significa citação do decálogo.   Sim ou não?    Será que tem algum adventista que tem a coragem de vender tudo e dar aos pobres?  Jesus sondou o coração daquele homem rico, e pediu a ele, algo alem do decálogo.  O que Jesus pediu?  Que ele vendesse tudo e desse aos pobres, e só depois disto, voltar e segui-LO.  Ou seja, apesar dele guardar desde jovem o decálogo, ainda não era o suficiente.  Será que eu, ou os adventistas tem coragem de pegar alguém na rua, sem teto, e levar pra casa afim de livrá-lo da chuva? Será?  Será  que amamos mesmo? 
Meu irmão, só Jesus conseguiu cumprir o mandamento de amar ao próximo como a Si mesmo. Quando Ele se entregou por nós, Ele cumpriu este mandamento definitivamente.  Se Ele deixasse esse mandamento pra nós cumprir, estaríamos ferrados, e jamais, jamais, nunca,  podíamos confiar na sua obra vicária (em nosso lugar).    
Nós, por melhores que sejamos, não conseguimos amar tanto assim. Esta exigência de Jesus, foi para mostrar que somos impotentes, e que somente Jesus, ama de verdade.   Nòs podemos amar a contento, nossos filhos, ou talvez nossos pais, mas não amamos  a contento, todo mundo que se aproxima de nós.
E, se , quem ama cumpre toda a Lei, como disse Jesus,  e, se este mandamento foi cumprido em Jesus Cristo, todos os demais, tambem foram, claro!    
Nós devemos amar sim, mas dentro da nossa capacidade de ser humano, porem,  jamais, jamais, amaremos a contento, jamais amaremos alguem como a nós mesmos.  Amar, é vender tudo e dar aos necessitados. Amar, é dar a vida por alguem, assim como JESUS fez.   . É por isto que nossa salvação e garantia de vida eterna, está nos méritos de Jesus Cristo, e não nos nossos.   É por isto que precisamos, desesperadamente, Dele.       É por isto que descansamos Nele.   Ele nos deu descanso, até mesmo, do rigor do amor ao próximo.  Não estou dizendo que não devemos estender as mãos ao próximo, não, não é isto!   Estou dizendo que ficamos livres de dar nossa vida ao próximo, a contento.     
Nós somos impotentes. Um dia cansaremos, ou estaremos sem energia para tantas coisas, e por fim, morreremos, visto o tamanho de nossa incapacidade,  e impotência crônica, a qual, nós não conseguiremos nunca, livrarmos  dela.
Terminando, onde na Biblia você encontra base para dizer que é santificando os sábados, que teremos garantia da vida eterna?   Só a Ellen White viu isto. Não sei em que Biblia, mas se ela disse e voces acreditam...

Agora entendo   o   porque o irmão Adventista, Vanderlei,  disse que o Dr. Pedrosa pode perder a vida eterna, se ele não guardar os sábados.


Vai aí, Mateus 12:5 até 8 onde Jesus está dizendo: Ou não tendes lido na lei, que aos sábados, os sacerdotes no Templo violavam o sábado, e ficam sem culpa?..       (continue lendo).

AGORA, ESTA AQUI É BOA, É DESCANSO PURO!    Pedro disse que nós pertencemos a um sacerdócio santo e  incorruptivel (1 Pedro 2:5), onde  nosso sumo sacerdote não é segundo Levi, mas segundo Melquisedeque, e o  sumo-sacerdote é Jesus Cristo.  E se pertencemos a esse sacerdócio excelentíssimo, podemos violar os sábados e ficar sem culpa.


Dinorá Mendes

Nenhum comentário: