segunda-feira, 14 de dezembro de 2015

PORQUE JESUS NÃO RESSUSCITOU NUM SABADO, MAS NUM DOMINMGO?


Outro dia eu fiz uma pergunta bastante interessante à um adventista. Ele não soube me responder a pergunta de forma conclusiva; e eu venho agora esclarecer. 
A pergunta foi:
PORQUE É QUE JESUS NÃO RESSUSCITOU NUM SABADO, MAS NUM DOMINGO? 
PORQUE É QUE O ESPIRITO SANTO NÃO DESCEU NUM SABADO, MAS NUM DOMINGO? PORQUE É QUE A IGREJA NÃO NASCEU NUM SABADO, MAS NUM DOMINGO?
Haja visto que os adventistas defendem tanto a guarda dos sabados, então, dei-lhes uma cutucada, formulando estas perguntas acima. Após ter feito as perguntas, eu mesma fiquei remoendo, mastigando a Palavra de Deus, e cheguei a seguinte conclusão:
Haja visto que os adventistas defendem tanto a guarda dos sabados para a igreja, então, Ele deveria ter ressurgido num sabado, não é mesmo?

1) João Batista um profeta filho de Israel,  chamou Israel ao arrependimento, esclarecendo que o Reino de Israel havia chegado. E chegado com seu Messias Jesus Cristo.
O próprio Jesus conclamou esse Reino para Israel. 

2) Porem, examinando a fundo, verificamos que esse Reino não entrou, mas foi adiado.
 
3) Porque esse Reino foi adiado? O próprio Jesus disse não ter sido enviado senão para as ovelhas perdidas da CASA DE ISRAEL, conforme  Mateus 15:24.

4) O Pão da Vida que descera do ceu, estava em cima da mesa dos filhos que eram os judeus ou a Nação de Israel, e Jesus esclareceu não ser justo tirar o Pão da mesa dos filhos que eram os judeus, e lançar aos cachorrinhos que eram os gentios.

5) Foi somente quando Israel exclamou: Não queremos que este Homem reine sobre nós. Solte Barrabás, e crucifique o Cristo, e que o sangue desse homem caia sobre nós e nossos filhos (Mt 27: 15 em diante) , foi que o Pão da Vida que estava em cima da mesa dos filhos, foi então, jogado para debaixo da mesa que é o mundo gentilico, e lançado aos cachorrinhos que são os gentios.

6) Se Israel não tivesse rejeitado seu Messias, com terriveis declarações, o Reino que João Batista anunciara teria entrado naquela época, há dois mil anos atrás. Esse Reino não entrou porque o Messias foi lançado para debaixo da mesa dos filhos,  que é o mundo gentilico. Se esse Reino tivesse entrado, os gentios ficariam sem chance de salvação pela Graça, e Paulo tenta explicar isto em Romanos 11 todo o capitulo.

7) Agora vem o pano de fundo do porque Jesus não ressuscitou num sábado, mas num domingo, porque é que o Espirito Santo não desceu num sábado, mas num domingo, e o porque é que a igreja não nasceu num sábado, mas num domingo.
O repouso e o descanso sabático, bem como o descanso da terra no setimo ano, era metáfora do Reino Messiânico, o Reino de Paz, Reino de repouso e descanso para  Israel, com beneficios para o mundo todo, e gentilico.
Quem fala muito desse Reino são  Isaias e Zacarias, revelando que esse Reino será a setima Dispensação de Deus para com os homens, especialmente com Israel. 

8) Como esse Reino não entrou naquela época, e um novo elemento que é a igreja, vinda de diversos povos, línguas, raças e nações diferentes, foi introduzido e incluido na historia e na família de Deus, então, o Reino que João Batista anunciou foi adiado, e entrou outro Reino, de ordem espiritual, apenas para os descendentes espirituais, ou seja, para os da fé do Patriarca Abraão.

9) Ou seja, a sétima Dispensação ou Era cuja metáfora estava no descanso sabatico semanal, e no descanso sabatico da terra, não entrou, mas foi adiada.

10) Assim, o domingo da ressurreição foi o primeiro dia do “Reino espiritual” dos gentios. E até que chegue a plenitude dos gentios, Israel será pisada por eles – Lucas 21:24, quando todo Israel será salvo, porque de Sião virá seu Libertador, e apagará todas as suas impiedades – Romanos 11:26-27.

Aí então, o Reino Messiânico, a Sétima Dispensação, entrará em vigor, conforme anunciados pelos profetas de Israel.

11) Para Israel, esse Reino será no futuro,  tanto espiritual quanto terreno e secular, mas para os gentios, o Reino hoje é apenas espiritual, haja visto que os gentios não tem a promessa da terra que vai desde o Rio Nilo no Egito, até o Grande Rio Eufrates na divisa do Iraque, conforme Deus prometera a Abrão e aos seus descendentes fisicos, por possessão eterna.
Confira essa promessa aos descendentes fisicos e biológicos, os que tem na carne o DNA Mitocondrial de Abraão, Isaque e Jacó, em Genesis 15:17-18.

Assim, não há o quarto mandamento nesse   Reino que entrou por ocasião da morte e ressurreição de Jesus Cristo, pois, é Ele o nosso repouso e descanso eterno, nos sete dias da semana, e não apenas nos sábados.
Voce já recebeu esse Reino?  Então voce já tem repouso, e já descansou Nele por todos os sete dias na semana. 

Por Dinorá Mendes

Nenhum comentário: