domingo, 5 de fevereiro de 2017

VOCE ENTENDE A BIBLIA? PARTE 2

Bem, nós já terminamos o Pentateuco, e agora vamos penetrar nos livros históricos.  
Voce já deve ter percebido que para entender a Biblia, a mesma precisa ser estudada minuciosamente de forma linear, e não em ziguezague.
Em seguida, após terminarmos os livros históricos,  entraremos nos livros Poéticos, e só depois, entraremos  nos livros Proféticos.  
Assim estaremos terminando o Velho Testamento para só depois entrarmos no Novo Testamento.
Todas essas Escrituras antigas são legitimamente judaicas.  Não há nenhuma instrução ali de forma direta para a igreja que era MISTERIO OCULTO EM DEUS NOS SECULOS, conforme já foi citado na primeira parte deste pequeno e simples estudo. 

Tem pregadores que se referem à igreja do Antigo Testamento, mas isto é errado, pois a igreja só nasceu, só foi revelada ao mundo em Atos 2 quando o Espirito Santo desceu.
Sem a presença do Espirito Santo na terra tabernaculando a igreja, esta jamais poderia nascer, senão sucumbiria assim como sucumbiu Israel.
É por causa do Ministerio do Espirito Santo na terra é que as portas do inferno não prevalece contra a igreja, conforme disse Jesus em Mateus 16:18.
No passado havia a congregação dos hebreus no deserto, mas não a igreja.

Primeiro Deus criou as nações estrangeiras.
Depois ele criou Israel, seu filho primogênito - Êxodo 4:22
Basta isto para voce entender que as nações gentilicas não eram consideradas filhos, por Deus. 
Para saber mais sobre a diferença entre Israel e a igreja, é bom examinar todo o capitulo 11 de Romanos. 
Outro detalhe é:
ISRAEL GEROU O MESSIAS, O SALVADOR JESUS CRISTO
A IGREJA FOI GERADA NO MESSIAS - NO SALVADOR JESUS CRISTO
ASSIM, UM POVO GEROU, O OUTRO POVO FOI GERADO.
Lembrando que, quando um judeu recebe o Evangelho de Cristo, ele,  alem de pertencer ao povo que gerou o Messias  o salvador da humanidade,  ele agora foi gerado no Messias nosso salvador Jesus Cristo, espiritualmente, entrando para o barco dos espirituais, ou seja, da igreja que se assenta nas regiões não temporal, mas atemporal, com Cristo - Efesios 2:6.  
Já os gentios nunca gerou, mas foram, espiritualmente, gerados em Jesus Cristo.
Então voce poderá argumentar: O crente gera filhos.  No entanto, quem gera crentes é Jesus Cristo, e não a igreja. Apesar da igreja ser o agente da pregação do Evangelho, quem gera filhos é Deus na Pessoa de seu Filho.

Em seguida é bom voce examinar Romanos 11 todo o capitulo.

O LIVRO DE JOSUÉ:
Este livro tem o propósito de narrar a historia da conquista da Terra Prometida por Israel.
Lembrando que, quem entrou com o povo na Terra prometida foi Josué o sucessor de Moises.  Moisés não teve o privilegio de entrar em Canaã por ter ferido a Rocha que foi um tipo de Cristo. Na segunda vez do evento das águas saindo da Rocha no deserto, Deus mandou Moises  falar com a Rocha, mas ele ao invés de falar, feriu-a por duas vezes - Deuteronomio 32:51.  
Naquele evento Moises deixou de santificar o Nome do Senhor ao povo.  E por este motivo ele morreu antes da conquista da terra prometida, e Josué tomou o seu lugar. 


Após 40 anos pelo deserto, uma nova geração está pronta para entrar em Canaã. 
Porem, Deus primeiro prepara tanto Josué como toda a nação, ao ensinar-lhes a importância de uma fé corajosa e consistente. Então o povo milagrosamente, com Josué na frente da batalha, cruza o Rio Jordão para iniciar a tão esperada conquista da Terra prometida.

É incrivel verificar que eles ficaram em Cades Barneia 38 anos.
Cades Barnéia era uma cidade da Terra prometida, habitada pelos amalequitas. Os amalequitas eram árabes descendentes de Amaleque, filhos de Elifaz e neto de Esau.
Lembrando que Paulo esclarece o seguinte detalhe: "Diz o Senhor, amei a Jacó, e odiei Esau - Romanos 9:13".
Os Amalequitas - netos de Esau tentaram impedir a passagem dos  hebreus para a terra prometida.  Ali em Cades Barneia, cidade dos amalequitas, eles permaneceram 38 anos.
Ainda nos dias de hoje, essa descendência que vem de Caim, de Esau, de Ismael o filho bastardo de Abraão, tenta impedir a tomada da terra prometida a Israel.

Cades Barneia era uma cidade aquém do Rio Jordão.  Ou seja, eles já estavam na Terra prometida.  Porem, ao avançar, a logística da viagem que eles fizeram fez com que eles tivessem que passar pelo lado de cá novamente, cruzando o rio Jordão.
Vou explicar melhor: Cades Barnéia era uma cidada da terra prometida.  Os hebreus habitaram essa terra por 38 anos. Ao seguir avante Moises ainda era seu guia;  eles não atravessaram o Jordão para chegar do lado de lá,  mas foram pelo sul do Jordão,  em lugar de terra.   O Jordão deságua no Mar Morto. Logo abaixo, ou mais ao sul é terra. 
Em seguida eles subiram a margem de além Jordão, do  lado de lá do Jordão até o Monte Nebo, que fica no lado oposto de Cades Barneia.  Esta cidade fica do lado de cá do Rio Jordão, e o Monte Nebo fica do lado de lá do Jordão.  
Eu estou usando o Egito como referência para orientar  "lado de cá e lado de lá".
No Monte Nebo Deus mandou Moises olhar lá de cima a Terra Prometida.  Ele a vislumbrou com os olhos fisicos, mas não tomou posse dela.
Moises morre ali no Nebo, e Josué tem que atravessar todo o rio Jordão, voltar à margem que eles ficaram por 38 anos, afim de conquistar a terra prometida que incluia Cades Barnéia. 

Quando voce examinar o mapa do antigo Israel, entenderás isto.

Existe um preço da conquista.  Para nós da igreja, Jesus já pagou este preço altissimo.

Deus fala e encoraja a Josué - Capitulo 1
Josué envias dozes espias a Jericó  - Capitulo 2
A passagem do Rio Jordão - Capitulo 3
As doze pedras tiradas do meio do Jordão - Capitulo 3
A circunstâncias dos filhos de Israel - Capitulo 4
"Após atravessar o Rio Jordão, os israelitas começaram a conquista da Terra de Canaã.  Jericó foi a primeira cidade dominada por eles".

Um anjo aparece a Joseué - Capitulo 5 ainda.
Um lembrete: Não devemos tirar este evento como exemplo para a igreja.   Por que não?
O autor aos Hebreus no capitulo 1 verso 1 responde a pergunta: "Havendo Deus antigamente falado muitas vezes, e de muitas maneiras, aos pais, pelos profetas, a nós falou-nos nestes últimos dias pelo Filho".
Alem dos profetas, Deus falava tambem por meio de visitações de anjos como é este exemplo de Josué,  o exemplo de Abraão, o de Manoá pai de Sansão.  No entanto, a Teofania era explicita e não fantasmática.
Alguns hereges de hoje dizem ver anjos, mas a teofania nunca foi camuflada, mas real e explicita, e com um propósito singular e objetivo.   A Teofania nunca teve o proposito de exaltar ou elevar celebridades dos púlpitos.

Jericó é destruida, mas Raabe uma  meretriz gentia é salva.  Para entender a razão pela qual ela foi salva, leia o capitulo 6.

Os israelitas são derrotados por causa do pecado de Acã - Capitulo 7.
A cidade a Ai é tomada e destruida- Capitulo 8

Josué ataca dos reis do sul - Os gibeonitas enganam Josué, que faz com eles uma aliança-Cap 9
Gibeão é sitiada por cinco reis - Cap 10
Josué entra de gaiato, ingenuamente, por vacilo,  e socorre a Gibeão - Cap 10 ainda.

Josué vence mais sete reis - Cap 10 ainda
Josué ataca os reis do norte - Cap 11
Resumo ds conquistas - Cap 11 ainda
As terras que Moises deu para as duas e meia tribos -Cap 12.   Este capitulo é um resumo da primeira metade do livro de Josué.

Dividindo a Terra prometida e assentando as tribos. Josué reparte a terra que tinha conquistado, com os doze filhos de Jacó/israel.
Apenas a Tribo de Levi não ganhou terras para trabalhar, pois esta Tribo foi escolhida para servir o Senhor no Templo em tempo integral.  Eis aí a razão dos dizimos, o de alimentar os levitas e suas familias no Templo.  Os levitas incluiam os sacerdotes, sumos sacerdotes, os cantores, os faxineiros, os porteiros e demais, com suas familias no Templo.
As outras onze Tribos produziam na terra, plantavam, criavam animais  e davam o sustento (dizimos) aos Levitas.

Josué dá a Calebe,  em herança, Hebrom - Cap 14  - Calebe e Josué sairam  do Egito com Moises muito jovenzinhos.  Calebe á semelhança de Josué era fiel ao Senhor desde o começo.  Ele e Josué foram um dos doze espias, e os dois unicos  que voltaram otimistas da espionagem.   Eles viram os gigantes lá na região espiada, mas não temeram e nemfraquejaram - NUMEROS 13:13-33.

A cidade de Hebrom hoje se situa na Cirsjordânia, ocupada por Israel desde 1.967.
Sua população majoritaria é árabe.
Hebrom fica na região montanhosa da Judeia.
Foi em Hebrom que os homens de Judá ungiram Davi, um judeu ancestral do Messias, para ser Rei em Israel.
A cidade de Hebrom foi uma das mais antigas do mundo.  Ali era a residência predileta de Abraão, Isaque e Jacó. É ali que os restos mortais dos, e das familia dos patriarcas se encontravam - (Gn 23 – 25.9 – 49.29 a 31).

A Calebe foi dado por Josué, a melhor terra.  Hebrom dà origem ao Rio Jordão.  Um dos grandes problemas que Israel sempre enfrentou desde o inicio e até os dias de hoje foi, e continua sendo,  a falta de água potável, e Hebrom tinha este privilegio, pois a nascente do Jordão tem origem nas encostas de Hebrom.
Existe ainda hoje uma briga ferrenha entre israel e árabes, na Palestina, por água potável. Pois o Rio Jordão é seu maior fornecedor de água próprio para o consumo. 

Mas, mesmo assim, toda esta terra que mais tarde foi tomada pelo imperio Romano que a denominou de Palestina no ano 132 de nossa era,  em homenagem aos filisteus, toda esta terra, apesar da pouca água potável, era farta e próspera. Terra que manava leite e mel.

Israel ainda hoje (fevereiro/2017), com aproximadamente 69 anos apenas, é o lugar mais prospero e farto do planeta terra.

Voce agora já deve estar percebendo um dentre outras razões, pela qual os árabes querem fazer desse lugar um Estado Palestino.   Eles tentam usurpar o melhor da familia e da herança dos patriarcas, incluindo, e com destaque para Davi, o ancestral do Messias.

Nota:  Eu estou usando ajuda de um Dicionario Bíblico. 
Voce tambem deve ter um Diconário Biblico na sua estante e consultá-lo sempre. 

A herança de Judá o ancestral de Jesus Cristo. Cap 15
A partir do capitulo 15 até o capitulo 19, descreve a herança dos filhos de Jacó/israel.
Veja sobre a Tribo de Levi que NÃO se tornou proprietária de terras,  conforme citado acima.  Veja tambem Deuteronomio 18:22 para entender melhor a razão pela qual os levitas não se tornaram proprietários das cidades que ganharam.
Os Levitas foram escolhidos por Deus para ministrar perante o Senhor em nome de todas as Tribos.  Por isto receberam cidades espalhadas por toda a Terra da antiga Canaã - cap 21, sem se tornarem proprietários das mesmas.

As Tribos que receberam a chamada Cisjordânia hoje, retornam para casa - Josué capitulo 22 em diante. 
Estas duas tribos e meia, Rubenitas e Gaditas, e a meia Tribo de Manasses concordaram e comprometeram-se a ajudar os seus irmãos a conquistararem o territorio do outro lado do Rio Jordão - Numeros 32:20-22)
É aconselhavel voce possuir uma Biblia com os mapas do antingo israel e de israel atual, para entender essas conquistas.  O pregador jamais pode deixar de examinar os mapas Biblicos.

Vamos prosseguir no LIvro de Josué ainda.

A despedida de Josué - Cap 23.  Josué já velho, mas vitorioso da conquista da terra,  agora chega no seu fim, mas não antes de exortar o povo a obedecer a Lei do Senhor.

Josué traz à memoria do povo tudo o que Deus tinha feito por eles - Cap 24.

Josué faz de novo, concerto com o povo - Cap 24 ainda.
"E eu vos dei a terra em que não trabalhastes, e cidades que não edificastes, e habitais nelas e comeis das vinhas e dos olivais que não plantastes.
Agora, pois, temei ao Senhor, e servi-o com sinceridade e com verdade; e deitai fora os deuses aos quais serviram vossos pais além do rio e no Egito, e servi ao Senhor.
Porém, se vos parece mal aos vossos olhos servir ao Senhor, escolhei hoje a quem sirvais; se aos deuses a quem serviram vossos pais, que estavam além do rio, ou aos deuses dos amorreus, em cuja terra habitais; porém eu e a minha casa serviremos ao Senhor.
Josué 24:13-15.

Aqui - capitulo 24 termina o Livro historico de JOSUÉ.

Posseguiremos na parte 3  do estudo, para não ficar muito longo.


Dinorá Mendes.

Nenhum comentário: