Dízimar - alem de significar "Primícia", significa também: Abater, ceifar, assassinar, reduzir, diminuir, dissipar, exaurir, exterminar, etc.
Um exemplo são as frases:
"... se este verme exótico se espalhar na natureza, poderá vir a dizimar os caracóis." (Tirado do dicionário do Google).
"Os agricultores estão dizimando os campos de arroz, para plantar milho".
"Os bandidos estão dizimando os policiais"...
No mandamento do Senhor no Antigo Testamento, dízimos significava em primeira mão, "Primícias, primeiros frutos da colheita de cereais, os primeiros azeites e primeiros animais que nasciam sem defeito". Tudo isto - os primeiros frutos, o primeiro azeite, o primeiro animal sem defeito eram figuras de Jesus Cristo.
Essas nobres e imprescindíveis primícias alimentavam o povo de Deus, a saber, os levitas que serviam no Templo Sagrado em Jerusalém.
De acordo com o mandamento, os Levitas, todos da Tribo de Levi, que perfaziam a soma de todos os obreiros do Templo, os cantores, os músicos, os faxineiros, os porteiros, os que recebiam os animais para os sacrifícios, etc, recebiam os dízimos de seus outros onze irmãos, não em moeda, mas em bens de consumo conforme Deuteronômio 14:22 ao 29. E dessa receita eles repassavam 10% para os Sacerdotes e Sumo sacerdotes conforme Números 18:21 ao 32.
Estes eram chamados de "dízimos dos dízimos".
Lembrando que todos os Sacerdotes e Sumo Sacerdotes eram filhos do DNA de Arão somente.
E como fica os dízimos no Novo Testamento?
Jesus Cristo que é a Realidade das figuras, sombras e tipos, se tornou as PRIMÍCIAS DE DEUS, o primeiro a ser colhido de uma grande colheita farta, a saber, a ressurreição de entre os mortos.
Ele foi dizimado, exaurido, diminuído, assassinado, dissipado, abatido, para se tornar o TODO, O INTEIRO, a saber, A PRIMÍCIA .
Lembrando que Dízimos no passado era também a porção, o bocado que se transformava no inteiro, no todo, pois o numero 10 também significa "Inteiro, todo, pleno, completo", que alimentava o povo de Deus que servia no Templo Sagrado em Jerusalém, conforme explicado acima.
(Mas cadê esse Templo? Este foi destruído no ano 70 de nossa era, senão os judeus não deixariam a Nova Aliança entrar em vigor. Eles, alem de ficarem presos na Lei e nos rituais do Templo, infiltravam nas igrejas para perturbar os convertidos).
E hoje? Como fica?
A resposta é: Jesus se tornou o TUDO EM TODOS -Colossenses 3:11.
Ele é a PRIMÍCIA, O INTEIRO, O TODO, A PLENITUDE, O COMPLETO, O PRIMEIRO QUE FOI COLHIDO PELO PAI, e se transformou nO PÃO DA VIDA, A PRIMICIA que alimenta o povo de Deus no Novo Testamento.
Portanto, Jesus Cristo que é a Realidade cumpriu perfeitamente a figura, a sombra e os tipos do passado vetero Testamentário.
Eis aí a razão pela qual os apóstolos nunca falaram em dízimos para a igreja. Paulo entendeu muito bem a figura dos dízimos no Antigo Testamento versus a REALIDADE DE DEUS no Novo Testamento.
Pelo fato de Paulo ter discernido bem as figuras do Antigo Testamento versus a REALIDADE do Novo Testamento, é que cessaram definitivamente os ensinos e as práticas tanto dos dízimos, quanto a guarda dos sábados.
Pergunta: Por que as igrejas cobram dízimos que era da Lei, foi dada a Israel e não aos gentios, mas não guardam os sábados, haja visto que ambos eram mandamentos de Deus? Aliás, a ênfase a guarda dos sábados é muito mais exaustiva que a dos dízimos. Então, por que os dízimos e não os sábados?
Pergunte isto a seu pastor, e verás que ele vai engasgar, gaguejar, enganar.
Portanto, meu irmão, se você aceita a Lei dos dízimos que eram sombras dos bens futuros, terá por força da Lei que aceitar a guarda dos sabados também. Mas saiba que Jesus Cristo o que se tornou Realidade, cumpriu a Lei e dissipou as sombras e figuras. Assim, você que paga dízimos está desfazendo da Realidade que é Jesus Cristo.
Você que paga ou devolve dízimos, e os que guardam os sábados, estão voltando no Sinai, na Lei, e colocando as figuras, as sombras e os tipos no lugar da Realidade que é Jesus Cristo.
Assim, você será julgado pela Lei - Romanos 2:12 e Thiago 2:10.
Mas saiba que a Lei acusa, mas não redime, e assim você estará em maus lençóis.
Se alguém ainda não tem este discernimento é porque ainda não entendeu o Evangelho de Cristo, da Graça e de graça.
Ah, Pastores! Pastores! Preguem a verdade! Falem de Jesus Cristo!
O apóstolo Paulo ensina a vocês a NÃO colocarem outro fundamento, alem do que foi posto, que é JESUS CRISTO - 1º Corintios 3:11.
Não deixem que a omissão da verdade leve vocês para a malha fina de Mateus 7:21-23.
Dinorá Mendes.
Nenhum comentário:
Postar um comentário