quinta-feira, 22 de fevereiro de 2018

DISCERNINDO O SÁBADO E O DÍZIMO

O SÁBADO OU O DOMINGO?  
SIM OU NÃO PARA O DÍZIMO?
Irmãos queridos,  tudo na Bíblia gira em torno de Jesus Cristo sendo oferecido ao homem. 
Assim, tudo nas Escrituras hebraicas do Antigo Testamento apontavam para Jesus Cristo.  Tudo ali eram tipos, sombras e figuras da Realidade que é Jesus Cristo.
Portanto, o repouso e o descanso sabático apontavam para o repouso e o descanso em Jesus Cristo.
Pois, a Realidade chegou e dissipou os tipos, as sombras e as figuras do  passado.
No passado o homem trabalhava seis dias e descansava no sétimo dia - Êxodo 20:8-9    e Deuteronômio 5:12, 13 e 14.
Mas na Nova Aliança do Sangue de Jesus, Deus  inverteu os valores.  Agora o homem descansa no primeiro dia da semana - Levítico 23:15 e trabalha seis dias após.
O domingo de descanso da igreja é o primeiro dia, é a Primícia da semana.  É o primeiro dia do Reino espiritual, o Reino da igreja, pois nele Jesus ressuscitou de entre os mortos,  venceu a morte e o inferno e deu descanso e  repouso seguro ao seu povo que é  a igreja.

E o dízimo, o que tem a ver com isto?
No passado o dízimo era a Primícia que alimentava o povo de Deus, os levitas que serviam no Templo em tempo integral.  Eram os primeiros frutos de uma grande colheita farta em Israel.
Na Nova Aliança o conceito e valores de Primícia inverteram tambem, assim como inverteu o descanso no sábado.  Quando Jesus ressuscitou,  isto foi a Primícia, o primeiro a ressurgir e ser colhido de entre os mortos, numa colheita farta, a ressurreição,  vencendo a morte e o inferno.  Desde então Ele se tornou a PRIMÍCIA que alimenta o povo de Deus na Dispensação da Realidade e da  Graça absoluta.

Portanto,  tanto o descanso sabático, quanto o dízimo continuam,  mas  em Jesus Cristo.  
Agora não é mais a obra do homem ofertando a Deus e trocando favores com Ele,    mas é Deus dando ao homem sem as obras,  para que ninguém se glorie disto - Efésios 2:8-9.  
Agora a única oferta que Deus exige do homem é o louvor de lábios sinceros,  lábios que confessam, pela fé, o Seu Santo Nome - hebreus 13:15.

O Apóstolo Paulo discerniu isto tão bem que nunca falou em sábados e nem em dízimos.
O crente que ainda não entendeu isto é porque ainda não entendeu a excelência do Evangelho de Cristo.

Dinorá Teresinha Mendes Gonçalves

Nenhum comentário: