O seculo XIX foi marcado por uma avalanche de falsos Profetas e fundadores de Seitas, fundadores de sectarismo.
Entre eles estão os principais:
1) A profetiza da Igreja Adventista do Sétimo Dia, Ellen White em 1.844
2) O profeta Joseph Smith dos Mórmons em 1.823
3) Sharles Taze Russel das Testemunhas de Jeová em 1.879
4) Mary Backer que fundou a igreja de Cristo Cientista, mais conhecida por Ciência Cristã, no ano 1.866.
Estas quatro denominações supostamente cristãs são as mais conhecidas aqui no Brasil, todas fundadas em meados do seculo XIX.
Todos os seus fundadores, respectivamente, afirmam ter sido enviados por Deus, por meio de visitas sobrenaturais de anjos, e até de Deus, que lhes informou ser cada um deles, cada um por sua vez, usados para Restaurar a Verdadeira igreja.
Todos, cada um na sua função e denominação afirmam que salvação existe somente nas suas fileiras. Nas suas fileiras, na devida ordem, é que afirmam - que a viva e verdadeira igreja foi restaurada pelos seus respectivos fundadores.
Você conversa com cada uma dessas igrejas, e cada uma, na sua ordem, diz ser a unica igreja verdadeira e viva na face da terra.
Todas, sem exceção, começaram com pessoas ávidas por ouvir a voz de Deus, por visita de anjos, etc. Pessoas que faziam ansiosas vigilias e intermináveis processos de orações nos montes, nos matos, nos templos, etc.
Todos os seus fundadores afirmam terem recebidos visitas de anjos, de Jesus, de Deus, como é o caso do Joseph Smith, e todos afirmam ter começado com visões e revelações sobrenaturais.
Todas, e todos os seus fundadores são inquestionáveis! São tidos como profetas verdadeiros, inquestionáveis, inerráveis, confiáveis, e santos.
Mas o seculo XX não fica para trás não!
Logo no inicio do seculo XX temos em 1.906 dois obreiros, Daniel Berg e Gunnar Vingren fundando as Assembleias de Deus, não tão radical e sectarista.
Em 1.910 chega Louis Francescon fundando a CCB-Congregação Cristã no Brasil, uma denominação radicalmente sectarista. Para eles, salvação existe somente nas suas fileiras. Deus fala somente com os das suas fileiras. A CCB usa a Biblia como Urim e Tumim, para falar com cada um dos presentes por meio de "profecias" individuais que associam a cada versiculo da Biblia. Dependendo do versiculo que sair, vem a profetada para os participantes que acreditam piamente que Deus está falando com eles. Seus cultos são verdadeiras sessões de Urim e Tumin.
(Para saber o que significa Urim e Tumim, vide neste blog o post URIM E TUMIM).
Em 1.930 chega Willian Marrion Branha fundando o Tabernáculo da Fé, uma denominação radicalmente sectarista. Para eles, salvação existe somente nas suas fileiras. Deus fala somente nas suas fileiras. A Trindade não existe, pois Jesus é tanto o Pai, quanto o Filho e o Espírito Santo.
Questionar suas doutrinas e ensinamentos não pode.
Partindo já para o final do seculo XX deparamos com outra enxurrada de falsos profetas e entre esses estão os neos Pentecostais:
1) Edir Macedo da Igreja Universal do Reino de Deus - 1.977
2) R.R Soares, que sai da Universal em 1.980 e funda a Igreja Internacional da Graça
3) Valdemiro Santiago da Mundial do Poder de Deus - que saiu da Igreja Universal em 1.998 e fundou a sua.
4) Bispo Agenor Duque que se desligou do Bispo Edir Macedo em 2.006 e funda a Igreja Apostólica Plenitude do Trono de Deus.
Esse coitado não tem a menor noção do que é o Trono de Deus, e João no Apocalipse informa que o Trono de Deus é inacessível e é cercado de relâmpagos de fogo, saraiva, tochas de fogo, vozes e trovões - Apocalipse 4:5.
5) Pastor Davi Miranda se converte em 1.958 e funda a igreja Deus é Amor, tão radical e sectarista que seu próprio fundador afirmava: Quem sair da Deus é Amor, morre.
6) Bispo Hernandes e sua espoas Sonia Hernandes - no incio de1.986 fundam a Renascer em Cristo. Até aonde eu sei, e se eu não estiver enganada, esta denominação não é sectarista.
7) Na década de 1.990 chegou também para a competição o Bispo Renê Terra Nova fundando a igreja Ministério Internacional da Restauração.
8) Valnice Milhomens - 1.987 com o Ministerio Palavra da Fé.
9) Cjegou tambem o controverso Pastor Ricardo Gondim.
Não falando do Pastor Sillas Malafaia que se tornou Presidente das Assembleias de Deus Vitoria em Cristo, em 2.010 - uma denominação Pentecostal, não sectarista.
E do Missionário Manoel Melo que fundou no inicio dos anos 50 a Igreja Pentecostal o Brasil para Cristo que começou a passos largos, mas morrendo seu fundador, vem diminuindo.
Esta denominação não é sectarista.
O inicio do seculo XXI tambem não foge à regra. Em cada esquina pode-se encontrar uma igreja moderna. São pessoas que saem de suas denominações de origens e funda a sua própria denominação. O objetivo maior e principal é o fim lucrativo. Seus pilares principais de sobrevivência são os dízimos, ofertas e contribuições extras.
Nos Estados Unidos o nicho, o Marketing e as heresias são bem maiores que aqui no Brasil.
Um exemplo é o famoso Pastor Benny Hinn.
Aqui eu listei apenas as maiores denominações.
As menores, como já disse acima, se encontram em cada esquina.
Ah! Rico e imprescindível mercado das religiões! O que seriam de tantos que se escondem nesse vasto mercado das religiões? Os que se afortunam no rico e imenso mercado das religiões te agradecem!
Tivemos uma breve descrição de como se avultam o mercado das religiões supostamente cristãs.
Mas também não é possível negar a decadência dos que tiram grandes proveitos nesse competitivo mercado que torna pastores e bispos antes pobres, em afortunados.
Temo por cada um desses pobres que fizeram suas fortunas nessa competição. Certamente do mesmo jeito que chegaram, se vão.
A internet está lotada de pessoas que saíram do meio e os denunciam sem restrições.
A internet é uma faca de dois gumes, e está ficando difícil enganar como antes.
Hoje já existem mais de 10% de cristãos que estão abrindo os olhos e rechaçando o outro evangelho pelo qual o apóstolo Paulo nos advertiu contra.
Queridos, quando vocês virem um homem de entre as celebridades dos púlpitos, fazendo fama com as hereges "profecias individuais", fujam, pois não há base Bíblica para profetas na Era da igreja. A era da igreja não é marcado por profetas.
O autor do Livros de Hebreus esclarece que - no passado do Antigo Testamento Deus falava de muitas maneiras. No passado Ele falou por meio de Teofanias, e aos Patriarcas falou pelos profetas. Mas a partir da Nova Aliança no Sangue, Deus falou pelo Filho - Hebreus 1:1.
Notem que o verbo "falar" aqui está no passado - "Falou".
Portanto,tudo o que precisava falar, Deus já falou pelo Filho. Agora é viver pela fé somente -
Habacuque 2:4 já profetizava que o justo viverá pela fé
Hebreus 10:38 confirma isto.
Romanos 1:17 também confirma isto.
É pura heresia buscar o profeta para saber do seu amanhã, pois o amanhã pertence a Deus.
Vide Mateus 6:25-34.
De acordo com o Apóstolo Paulo, profeta na era da igreja é falso profeta.
E a respeito destes, Paulo nos advertiu a estarmos de olhos bem abertos para não cairmos no engodo deles.
Dinorá Mendes
Nenhum comentário:
Postar um comentário