Algumas pessoas, e até pastores, às vezes dizem que não conseguem memorizar versículos Bíblicos, ou que tem dificuldade para isto. Eu também já passei por esta dificuldade e ainda não sou expert nisto.
Mas, por que isto acontece?
Vamos por etapas:
1) Não é possível memorizar versículos Bíblicos estudando pouco a Bíblia.
2) È necessário uma familiarização intima e bem discernida, com a Bíblia, para memorizar versículos.
3) A falta de memorização significa que nós não estudamos a Bíblia a contento, diariamente, com afinco e discernimento.
4) Significa ainda, que quando a estudamos desviamos nosso raciocínio, pensamos em outras coisas e saímos do foco. Todos nós estamos sujeitos a isto.
5) Quando você não discerne o que está lendo na Bíblia, e não busca discernir, por preguiça, ou por falta de interesse, ou por quaisquer outros obstáculos, então a memorização fica comprometida.
6) Estudar versículos isolados, fora do foco da historia linear, fora do contexto tanto de cunho espiritual, quanto secular, dificulta a memorização.
7) Estudar apenas o que nos interessa no momento também dificulta a memorização.
8) A Bíblia é uma historia linear, e como tal deve ser estudada na régua da progressão.
A Bíblia é progressiva, e como tal deve ser estudada e discernida.
9) A Bíblia é uma revelação de Deus, incrível, fantástica, fascinante, que deve ser estudada no contexto, e não isoladamente, ou em zigue-zaque apenas.
10) É como um livro de romance que você deve ler progressivamente, em linha reta, pois se ler aqui e ali, você não vai entender o enredo e nem o mistério da história Biblica.
Você até pode navegar nas paginas Biblica, vir ali, e aqui, mas sem perder o foco linear e progressivo revelado nas suas páginas.
11) Mas entre todos, o pior, o que mais nos atrapalha mesmo, é o fato da falta de interesse. Muitos estudam a Biblia apenas por momentos em que vão pregar. Escolhem um assunto, e estuda apenas aquele assunto de forma limitada. E só voltam a estudar quando de eventos em que vão pregar novamente. Isto é extremamente errado. É também muito prejudicial.
12) Em todas as questões, devemos pedir ao Espirito Santo que nos ilumine para discernirmos a revelação e este é o ponto mais rico, interessante e fundamental, da questão.
Eu conheço pessoas que dizem que a Biblia é difícil de entender, e que é uma salada.
Sim, isto é verdade, desde que você não a lê com afinco, com dedicação, com pedidos a Deus, de discernimento. Mas até o pedido de discernimento, ansioso, pode se tornar perigoso, pois isto pode te levar ao discernimento errado. Assim, nascem as muitas religiões. Assim nascem as heresias.
Então, o que fazer?
A resposta é: Examinai as Escrituras, pois cuidais ter Nela a Vida Eterna, e são elas que testificam de MIM - João 5:39.
Examinar! Este é o único meio para discernir e memorizar.
Deus saberá muito antes de você, que você quer discernir e memorizar, que você quer encher de riquezas Bíblicas o teu ser, e certamente vai operar este favor em você.
Deus é onisciente, onipresente e onipotente; portanto não é necessário que você faça penitências, maratonas de idas e vindas nos montes, nem jejuns que assediam a Deus, nem intermináveis noites de orações em lugares considerados mais santos que outros, etc.
O melhor que você pode fazer, é tirar o peso meritório de seus ombros, e descansar n'Aquele que tem o fardo leve e o jugo suave.
Com peso nos ombros você está fadado ao fracasso.
Não deixando de lembrar que interesse não é peso, mas virtude fundamental para memorizar.
A Biblia é uma historia verídica, real, mas que tem um pano de fundo meio escondido, se é que eu posso dizer assim; o qual só pode ser visto, examinando-a de verdade.
Eu vou te dar alguns exemplos disto:
1) Em primeiro lugar é necessário discernir que toda a Biblia aponta para Jesus, ou tem Jesus no centro, como salvador da humanidade que se desconectou de Deus através da desobediência.
Deus usou homens para escrever a Biblia, num período de aproximadamente 1.600 anos, todos falando em datas diversas, mas coerentemente, para nos contar esta historia fantástica.
2) Tanto isto é verdade, ou seja, que a Biblia gira em torna da revelação de Jesus Cristo em favor dos homens, que em Apocalipse 13:8 encontramos o Espirito de Deus nos informando que "O CORDEIRO FOI MORTO DESDE A FUNDAÇÃO DO MUNDO - Apocalipse 13:8".
3) Qual a causa, como pano de fundo, que levou Caim matar Abel?
A resposta está em Gênesis 3:15 aonde o Criador promete enviar da mulher, e mais tarde o profeta Isaías informou que esta mulher seria virgem; o salvador, aquele que iria resolver, e resolveu, a encrenca que Adão e Eva arranjaram no Édem.
Como provavelmente existe 100% de chance do diabo ter escutado a promessa do Pai, de enviar Aquele que ia restaurar a comunhão do homem com Deus, então começou arquitetar para impedir este grande evento de acontecer.
E numa ação grotesca, usou Caim que era impio, para interromper a linhagem do justo Abel.
Não se esquecendo de que o Messias só poderia nascer, e nasceu, da linhagem do justo, ou seja, de Abel.
3) Mais tarde, encontramos Judá, o ancestral do Messias, fugindo do Arraial de Israel e indo para os gentios, para os cães, e casando com uma mulher gentia (impura).
O filho de Judá, Onã, que tomou Tamar a viúva de Er, também filho de Judá, jogava o sêmen na terra para não trazer descendentes. Por isto Deus o matou também - Genesis 38 versos 9 e 10.
Todos estes eventos que ocorriam, era o arqui-inimigo de Deus agindo para que a linhagem do Messias fosse interrompida, fosse aniquilada, e assim, o Salvador não nascesse na humanidade.
4) Um tanto mais tarde encontramos o Faraó mandando as parteiras do Egito matar os recém nascidos machos.
Outra tentativa do diabo para interromper a linhagem do Messias.
5) Bem mais tarde, já perto da chegada do Messias o Salvador, vimos Herodes decretando a matança das crianças pequenas, com o intuito de matar o Messias.
Lembrando que esse evento foi também cumprimento da profecia de Jeremias 31:15, também explicado em Mateus 2:17-18.
6) Hoje, ainda vemos profecias se cumprindo, e a inimizade do mundo cujo príncipe é satanás, na tentativa para aniquilar com os judeus, cujo objetivo principal e intrínseco é o de impedir o retorno do Messias de Israel, que vai voltar para instalar seu Reino Messiânico em Israel, a partir de Jerusalém.
7) Lembrando ainda, que, o Reino que João Batista anunciou que já estava presente em Israel, não entrou naqueles tempos, mas foi adiado, até que se cumpra a salvação e plenitude ou os tempos dos gentios - Lucas 21:24 e Romanos 11:25-27.
Portanto, outro Reino, o Reino espiritual, da igreja, entrou no lugar. Este Reino até então, era MISTÉRIO OCULTO EM DEUS NOS SECULOS, conforme:
Romanos 16:25
1 Corintios 2:7-8
Efesios 3:9
Colossenses 1:25-27.
Há dois mil anos que este Reino opera entre os homens.
É por esta razão, ou seja, que o Reino anunciado a Israel não entrou na época, e nem ainda, é que Jesus vai voltar em Israel, para instalar aquele Reino que foi prometido àquela Nação e povo peculiar de Deus, mas que não entrou na época.
8) Deus, a partir de Abraão e Sara começou formar uma família, um povo e uma nação peculiares, para introduzir o Messias prometido em Genesis 3:15, na humanidade.
Lembrando que Israel foi a nação e o povo que foi útero e berço do Messias, tanto deles, quanto do mundo todo - Atos 1:8.
Eis aí a razão pela qual o mundo odeia Israel, pois o mundo odeia o Deus e o Messias de Israel.
9) Essa Nação deveria ser santa, não pagã ou politeísta. Esse povo deveria adorar apenas o seu Deus que lhes tirou do cativeiro no Egito.
Os demais povos ao redor, incluindo o mundo todo eram gentios, estrangeiros a Deus, estrangeiros a Israel, pagãos, politeístas, e não eram, por enquanto, introduzidos na família de Deus através da fé do patriarca Abraão com sua esposa Sara.
Quem introduziu os gentios na família de Deus foi Jesus Cristo na sua morte e ressurreição - Atos 10:11 ao 15.
E quando nós encontramos no Antigo Testamento, o Testamento das sombras, dos tipos e das figura, Deus proibindo os judeus de comer alguns animais impuros, isto, por discernimento, significava os gentios.
Confirma isto em Atos 10:11 ao 15.
Significava que os judeus não deveriam ter comunhão com os gentios, pois, especialmente porque suas mulheres, as mulheres entre os gentios, os induziriam ao politeísmo.
Você só descobre estas coisas, examinando as Escrituras, sistematicamente e com cuidado.
10) Qual foi a razão pela qual Deus autorizava, (e até agia em favor de Israel), a aniquilar com os inimigos que eram as nações ao redor do mesmo? Mas que agora manda ser manso, humilde, amar os inimigos, etc?
Estas coisas não nos parece incoerentes demais?
Eis então, uma das respostas: Israel era um povo pequeno demais, e ainda o é; diante das muitas nações aos eu redor.
Israel tinha o propósito de Deus, de incorporar o Messias na humanidade, conforme enfatizamos.
Por esta razão especial, Israel era, e continua sendo, odiado e perseguido por todo o mundo ao seu redor. E se Deus não autorizasse Israel combater, matar, aniquilar os inimigos, então Israel seria vencido, aniquilado, e assim, a gloria do arqui-inimigo de Deus triunfava, pois o Messias não se inseria na humanidade.
O próprio Deus combatia, guerreava, e vencia os inimigos de Israel, muitas vezes matando-os.
Israel só vencia e ainda vence suas guerras, porque é Deus quem faz isto por eles.
Israel é a unica Nação que tem começo, meio e fim bem definidos, e peculiares; e com propósitos específicos, de Deus.
Esta Nação sempre foi, e continua sendo, ínfima, impotente, pequena demais diante do mundo. Mas sempre venceram, e hão de vencer, pois é seu Deus, o Deus de Israel, quem vence sua guerras, miraculosamente.
ISRAEL É INVENCÍVEL!
Por que sabemos disto?
Por causa da Biblia que se cumpre literalmente, ao pé da letra.
Os profetas Biblicos afirmaram isto!
11) Então, após muita guerra, muita morte, muita tragédia, muito labor, enfim, Israel com dores de parto introduziu o Salvador na humanidade, cumprindo assim, profecias do Velho Testamento, inclusive a de Genesis 3 verso 15, proferida pela própria Boca de Deus.
12) Os apóstolos, inclusive, quando queriam mostrar e provar para Israel, que Jesus Cristo era o Messias deles, começava lá de trás, começava pelos profetas, até chegar na atualidade, e assim convencer Israel de que Jesus Cristo era o seu Salvador, seu Messias, seu Reino e vitoria cabal, e que foi prometido na Torah e nos profetas.
13) No período inter-testamentário, ou seja nos mais de 400 anos seguidos e ininterruptos, Deus parou de falar com Israel. O ultimo profeta a falar para Israel foi Malaquias, e só após 400 anos foi que Deus voltou a falar por meio de João Batista.
Nos mais de 400 anos de intervalo e silêncio profético, estava acontecendo o cumprimento das 62 semanas proferidas por Daniel, no seu capitulo 9. Ali foram profetizadas 70 semanas para o povo de Israel, mas apenas 69 já se cumpriram até hoje, e cumpriram na sua grande maioria considerável, no período inter-Testamentário.
É por isto que existe entre o Velho e o Novo Testamento Bíblicos, aquelas paginas em branco.
Deus abriu um parêntese na linha do tempo secular israelita, para introduzir os gentios na família de Deus, e pela fé, na família do patriarca Abraão com Sara, e assim a septuagésima ou ultima semana profetizada pelo profeta Daniel, está ainda por se cumprir.
Lembrando que, entre o evento de Daniel 9:25 e 26, para o evento do versículo 27 do mesmo capítulo, existe um intervalo de mais de 2 mil e 400 anos.
A septuagésima e ultima semana de que Daniel proferiu, foi profetizada pela segunda vez e parafraseada em Apocalipse a partir do capitulo 6. Ou seja, a septuagésima semana será a grande tribulação de Israel descrita em Jeremias 30:7 e Mateus 24, com consequências catastróficas para o mundo todo, e que começa em Apocalipse 6 com a abertura dos sete selos. O cavalo branco, que vem para vencer (mas não vencerá), será o anticristo que vai desencadear os outros três cavalos, o vermelho que será a guerra, o preto que será a fome e o amarelo que será as pestes.
14) Quando estiver cumprindo o evento de Jeremias 30:7 e Mateus 24, então Israel será obrigado e induzido a clamar por socorro e pela vinda do seu Messias.
Num milagre, pois é Deus quem vai derramar sobre eles o espirito de suplica, lhes enviará também o Espirito de Graça - Zacarias 12:10.
Assim, Israel clamar-se-á pelo seu Messias - Zacarias 12:10.
Então Cristo volta e em seguida instala o Reino a Israel - Atos 1:6 , Zacarias 14 verso 4 e 8 verso 23.
15) Quando este magnifico evento de Zacarias 12:10 e 14:4 acontecer, então Israel estará por cabeça e não por cauda conforme Deuteronômio 28:12.
Israel será o titular do Evangelho do Reino, Luz para os povos e sal da terra - Zacarias 8 verso 23 entre outros.
Dinora Mendes.
Nenhum comentário:
Postar um comentário