Alguns pregadores, e estes são a grande maioria, justificam a entrega dos dízimos em Abraão entregando dízimos para Melquisedeque que foi um tipo de Cristo - Genesis 14:20.
O fato ali tem um mistério muito mais profundo do que o literal, ou seja, Abraão dando literalmente, ao pé da letra os 10% de seus despojos de guerra contra o Rei que saqueou Ló sobrinho de Abraão e o levou preso - Gn. 14:12, tem um mistério muito mais penetrante e oculto em Deus nos seculos.
Dez (10) não significa parte de um todo, mas o todo, o inteiro. Portanto, na Biblia o numero 10 significa o todo, o inteiro - Zacarias 8:23 entre outras passagens mais.
Perguntamos: Será que os homens conseguem dar tudo no Templo? Será que os homens conseguem dar tudo a Deus?
E se voce conseguir dar tudo? O que vai acontecer? Temos aí bem na frente dos nossos olhos pessoas que deram tudo e após décadas continuam mais pobres que antes.
Quando aquele moço rico abordou a Jesus em Mateus 19:21 afim de saber como herdar a vida eterna, o que foi que Jesus respondeu no final da conversa após o jovem ter garantido que guardava a Lei?
Disse-lhe Jesus: Se queres ser perfeito, vai, vende tudo o que tens e dá-o aos pobres, e terás um tesouro no céu; e vem, e segue-me - Mateus 19:21.
A Deus não é possível enganar. Aquele moço que aparentemente era íntegro, pois guardava a Lei deste menino, tinha um coração avarento, e Jesus ao sondar seu coração o colocou no contra pé para provar que ele não era perfeito, portanto, mentiroso e enganava-se a si mesmo com sua mísera moeda de troca com Deus.
Será que alguém consegue ser perfeito? Será que alguém consegue vender tudo e dar aos pobres?
Não! É claro que não!
Alguns não conseguem dar aos pobre nem o mínimo como foi o exemplo do rico em Lucas 16:19-31.
O profeta Jeremias esclarece que enganoso é o coração do homem, e perverso, quem o sondará? - Jeremias capitulo 17:9.
E então, como fica o fato dos dízimos em Genesis 14:20?
Os dizimos ali era real, mas com uma metáfora escondida em Deus nos séculos, que era a Pessoa de Jesus Cristo, sua entrega total e seu mistério e Ministério da piedade que originou a igreja apresentada em Efésios 2:6!
A passagem apontava para Jesus Cristo que nos deu seu inteiro, seu todo.
Portanto, 10% significa o todo, o inteiro, e somente Jesus Cristo é nosso todo, nosso inteiro, alem de ser nossas primícias, ou seja, o primeiro fruto colhido de uma colheita farta e eterna, não ligada ao tempo, mas atemporal. Ele é nosso fruto melhor e o primeiro de uma grande guerra entre o inferno e a VIDA. Ele é o todo, o completo, o inteiro dos despojos de guerra entre Deus e seu arqui-inimigo. Ele é a vitoria, a conquista, o brado de triunfo contra a guerra da Vida com o pecado, a morte, o inferno e o diabo.
Essa guerra não pôde reter na sepultura o Autor da VIDA.
Deus sabe que os homens não conseguem ser perfeitos e nem dar seu todo; e para satisfazer esta natureza justa de Deus, foi Ele quem nos deu tudo, o inteiro, o completo.
CRISTO É TUDO EM TODOS - Colossenses 3:11.
Isto é viver por fé e não por vista!
Você crer nisto?
Não?
Então sua denominação e seu pastor está lhe enganando.
Se você não vive desta fé absoluta Nele, então você ainda não entendeu o Evangelho de Cristo, e vive por aí tentando trocar favores com Deus, ao invés de repousar e descansar NELE.
Você quer contribuir? Então dê mais, ou dê menos, de acordo com sua prosperidade financeira e o que Deus tocar o seu coraçã quando voce viver pela fé. O JUSTO VIVERÁ DA FÉ, E NÃO DAS OBRAS DE SUA SALVAÇÃO PROPRIA - Hbreus 10:38 entre outras passagens.
Se voce vive do que pode ser visto, externizado, então ainda não vive por fé. E se é por vista, já não é por fé - 2 Co. 5:7.
Não dê por medo e nem para trocar favores com Deus, pois jamais teremos moeda de troca com Deus. Voce agrada a Deus muito mais vivendo por fé e não por vista (visão), do que entregando seu tudo, suas obras de justiça própria.
O apóstolo Paulo em Romanos 11:35 pergunta: "QUEM POIS, JÁ DEU A ELE PRIMEIRO PARA QUE SEJA RECOMPENSADO?
O melhor que você faz é reconhecer suas fraquezas, sua impotência e livrar-se da salvação de sua salvação própria e confiar somente Nele, Jesus Cristo que se tornou nosso inteiro, nosso tudo.
Eu conheço igrejas - pelo menos eu conheço duas igrejas que não recolhem dízimos, mas que prosperam e cresce assustadoramente. A primeira é constituída de ricos e pobres, e a segunda que conheci tem no seu corpo mais ricos que pobres. Pude presenciar ali sua grande maioria constituída de médicos, de engenheiros, de odontos, grandes empresários, etc.
É bem verdade que a semelhança de todas as igrejas hoje, estas igrejas buscam prosélitos, porem, os dízimos não justificam seus crescimentos.
A causa do Evangelho precisa de nossa contribuição, mas não para afortunar pregadores de bens materiais, e nem para trocar favores com Deus.
Examine teu coração, se é que isto é possível, pois enganoso é o coração, mas verifique quais são as razões pelas quais você dá os dízimos. Veja também se seus dízimos estão sendo arrecadados e destinados de acordo com a Bíblia em Deuteronômio 14:22-29, aonde pode-se encontrar tudo sobre os dízimos de forma sucinta.
Os apóstolos e destaco aqui Pedro, era pescador, mas não existia dízimos para os pescadores. Aliás, os judeus eram proibidos de comer alguns tipos de peixes. E se Pedro entregava os dízimos, então a promessa de Deus não cumpria em sua vida, pois muitas vezes ele não pegava nada nas suas pescas.
Portanto, Pedro não entregava dízimos para os levitas.
Jesus que era judeu, da Tribo de Judá também não entregou dízimos aos levitas, os da Tribo de Levi.
Muito pelo contrário, no evento de "dái a Cesar o que é de Cesar, e a Deus o que é de Deus", Jesus revelou a Pedro que os filhos do Rei não pagam impostos.
Os Levitas (os filhos de Levi) viviam dos dízimos porque não receberam porções de terras para produzirem; pois Deus disse que a herança deles era o Senhor - Deuteronômio 10:9.
Assim, eles serviam no Templo em tempo integral e viviam deste servir.
Assim, os levitas viviam dos dizimos entregues não em dinheiro, mas em bens de consumo - (Dt. 14:22-29).
O evento era uma metáfora da igreja cuja herança é o Senhor e não bens terrenos.
Então você pode argumentar: Então é licito dar os dízimos, pois os levitas que foram um tipo, viviam de dízimos!
Pergunto: Quem eram os Levitas? Apenas os Sacerdotes?
A resposta é um sonoro NÃO!
Os levitas eram todos os sacerdotes e sumos sacerdotes, todos os cantores, todos os porteiros, todos os faxineiros e todos os que serviam no Templo em geral, incluindo os que recebiam do povo os cordeiros para os sacrificios.
Apesar do mandamento de Deus, aquele Templo foi destruído e nunca mais reerguido até os dias de hoje. Se Deus não tivesse acabado com aquele Templo a Nova Aliança não entrava em vigor.
Portanto meu irmão, a pregação que coloca medo em você caso não entregue seu dizimo, é mentirosa e enganadora.
O mandamento dos dízimos cessou definitivamente no Novo Testamento, assim como cessou definitivamente o mandamento para guardar os sábados; pois Jesus Cristo se tornou nosso tudo, nosso repouso e descanso, nossa comunhão com o Pai, nossa primícia, nosso superlativo, absolutos.
No quesito, o superlativo não é mais os dizimos, mas Jesus Cristo que se tornou o antítipo dos tipos.
Já pensou nas milhares de almas que os apóstolos ganharam? Já pensou no dízimos dessas milhares de pessoas? Certamento os apóstolos não teriam morrido pobres; mas pelo contrário teriam adquirido todo tipo de bens da época, especialmente em Jerusalém e nas cidades nobres da época.
No entanto, não foi isto que aconteceu; mas pelo contrario Jesus mandou os apóstolos não se preocuparem com o dia de amanhã, e que levasse nas suas viagens missionárias apenas uma troca de roupa, o que vai na contra mão da grande maioria de pastores de hoje que ostentam opulência.
Dinorá Mendes
Nenhum comentário:
Postar um comentário