COMO IDENTIFICAR UMA SEITA, BEM COMO SEU PERIGO PARA NÓS?
Em primeiro lugar vamos entender com poucas palavras o que é uma seita.
Seita, em relação à Teologia, é uma comunidade ou denominação supostamente cristã, mas que prega uma ou mais heresias. (Heresia é tudo o que foge ou distorce o discernimento dos ensinamentos bíblicos, alem de colocar alguém ou alguma coisa no centro, junto com Jesus).
As Seitas castram seus adéptos na mente, para que não questionem. Assim todos ficam a mercê do profeta fundador.
Quando o profeta e fundador morre, duas coisas acontecem:
1) O trono fica vazio ou desaparece.
2) Seu sucessor continua, igualmente, controlando a todos. Ou seja, o profeta e fundador, mesmo depois de morto, continua exercendo controle sobre seus seguidores.
Existem vários pontos ou sintomas onde pode-se detectar uma seita. Entre eles, a pregação ou ensinamentos de que alem de Jesus Cristo, é preciso também, ter fidelidade e obediência ao Profeta fundador-Guru e á sua respectiva doutrinação, comunidade ou denominação.
Os gurus ou Profetas fundadores de uma seita não podem, eles não permitem serem questionados. Caso seja, o adepto ou membro que questionar é considerado rebelde, fica debaixo de observação e de olhares retorcidos. Se insistir, sofre retaliações até ao ponto de enfraquecer e se desligar do grupo de um jeito ou de outro.
Nas seitas , o Profeta fundador é um Mediador entre Deus e os membros.
Por exemplo, nos Mórmons, alem de Jesus Cristo, o Josepf Smith é o Profeta infalível que jamais pode ser questionado. Nas Testemunhas de Jeovah, seu profeta fundador Charles Taze Roussel, tem a preeminência e o controle, mesmo apesar de morto.
No Adventismo Sétimo Dia, sua profetisa e Papisa Ellen Gold White jamais pode ser esquecida, questionada, e suas respectivas doutrinas, visões e revelações sobrenaturais andam em pé de igualdade com a Palavra de Deus, quando não acima.
No catolicismo romano, Maria é imaculada (sem pecados). Assim também é o Papa. Ambos são infalíveis. Alem do que, ambos intermediarem entre as duas partes distintas que são, Deus e os homens.
No catolicismo o Papa se assenta no lugar de Cristo aqui na terra. Já nas demais seitas é o profeta fundador quem se assenta no lugar de Cristo aqui na terra. Muitos, entre as Seitas não admitem este fato, mas no fundo, no fundo, é assim que comportam na surdina.
Desobedecer uma ordem do profeta, por mais bizarra ou extremista seja esta ordem, jamais! Jamais, jamais, jamais!
Do contrário é tido como rebelde e digno de ficar fora do gruo dos espirituais. Se o membro "afastado temporariamente" não pedir perdão diante de todos, jamais ele será digno de retornar ao grupo dos espirituaaaaais.
Outro sintoma de uma seita é o medo. Os adeptos ou membros de uma seita não possuem paz interior, mesmo que não admitem este fato. Está sempre com um certo medo inexplicável do inexplicável.
Ter comunhão com um ex-membro do grupo é motivo para ter dores de cabeça, problemas, enfermidades e todo tipo de infortúnio; semelhantemente ao ímpio quando vê gato preto, etc.
O povo dessas denominações quase enlouquecem caso comungam com os que já pertenceram à Comunidade.
No máximo, pode-se cumprimentar os que já pertenceram ali mas que foram desligados do grupo por algum motivo. Se o ex-membro for rico, pode-se prolongar um pouco mais a comunhão.
Se algum dentre o grupo abraçar um ex-membro da denominação, e logo na frente tropeçar no paralepípedo da calçada, logo morre de medo; pois atribue a isto, o fato de ter abraçado o apóstata ou rebelde que questionou ou colocou o profeta na parede, e por isto não foi digno de continuar no grupo.
A Bíblia revela que no amor não existe medo, antes o amor lança fora todo o medo... Pois o medo traz tormento e quem tem medo não é aperfeiçoado em amor (1ª João 4:18).
Desligar de uma seita é complicado, alem de dificílimo. Muitos tentam e não conseguem sair, sob alegação e medo de perderem a salvação, as bênçãos e os favores de Deus no geral.
Em uma seita, a salvação pela Graça mediante a fé conforme Efesios 2:-9, única e exclusivamente por meio de Jesus Cristo, não é enfatizado nos púlpitos pelo Profeta e fundador da mesma. Seus obreiros também são seduzidos e induzidos a não praticar a pregação do verdadeiro Evangelho de Cristo o qual tira todo o mérito e honrarias humanas.
Prega-se muito mais as tradições (caducas) e experiências do Profeta e fundador obtidas ao longo do tempo, do que a genuína Palavra de Deus.
Todos sabem muito mais do profeta e fundador, de suas tradições caducas, e são convencidos disto, das suas experiências inconstestáveis e inquestionáveis, do que da Biblia.
A grande maioria é analfabetos ou semi-analfabetos de Bíblia.
O Profeta e fundador evita estudos Biblicos honestos, e reuniões afins com o povo, para não ser questionado, e assim ficar fácil de controlar o grupo.
Nos bastidores, é ensinado e até exigido, que os cooperadores ou obreiros levantem nos cultos e reuniões a bandeira do Profeta Fundador-Guru.
Em uma seita, consulta-se mais ao Profeta-Guru que a Palavra de Deus. A sua palavra, (palavra do Profeta-Guru) anda em pé de igualdade com a Palavra de Deus e em alguns casos, tem a prioridade em detrimento da verdadeira Palavra de Deus.
Toda seita começa ou começou com “VISÕES E REVELAÇÕES sobrenaturais”, extra bíblica, onde segundo seus fundadores, foram visitados por “Deus” que disse ser eles um instrumento imprescindível para o movimento (Obra de Deus)!?.
Por exemplo; Josepf Smith dos Mórmons que era crente de uma denominação cristã tradicional, e que passou a ter o hábito de orar no mato, disse ter recebido a visita de um anjo que lhe deu as coordenados do mormonismo.
Já Ellen White da igreja adventista que teve mais de 2.000 “visões e revelações sobrenaturais" nas quais fundamentam suas doutrinas e fé, e cujos escritos doutrinários controlam a Igreja adventismo Sétimo Dia, onde sua bandeira deve ser levantada sempre. Já faz quase dois seculos (200 anos) de sua Profetisa e fundação, mas ainda hoje sua Papisa continua viva e eficaz na fé e corações adventistas, andando é pé de igualdade com a Palavra de Deus. Os adventistas chegam a aberração de afirmar que os escritos de sua papisa é a luz menor para se chegar a Luz maior que é a Biblia, e ao verdadeiro conhecimento de Jesus Cristo.
Não é diferente de Roussel das Testemunhas de Jeová.
Idem, com David Brandt Berg da Seita “Os Meninos de Deus” que alega ter tido uma visão onde um Homem Glorioso lhe apareceu dizendo que ele nasceu para pregar o Evangelho Pleno.
Também pode-se destacar os muçulmanos que morrem e matam pela causa de seu Profeta Maomé, e assim por diante.
Todos estes, radicais, semi-radicais e moderados, antes foram crentes e até mesmo membros de denominações cristãs Evangélicas, mas que se desligaram sob “visões e revelações sobrenaturais”, que lhes disserem para fundar suas respectivas comunidades ou denominações.
Nas seitas, a gloria de Deus fica dividida com seus Profetas Fundadores-Gurus.
Todos, em uma seita, morrem (de amores e de medo) por Seus Profetas
Fundadores-Gurus, “inquestionáveis, imprescindíveis, únicos, especiais e invictos”.
Eu presenciei um destes afirmando que Moisés errou, que Davi pecou, mas ele continua invicto.
Vai ser invicto assim, lá, bem longe de mim e dos que dão a preeminência para o Evangelho de Cristo!
Tudo isto que praticam os imperadores da fé, é a gloria de Deus sendo “dividida” com tais Profetas-Gurus, fundadores de suas respectivas seitas.
Será que você pertence à uma Seita e ainda não descobriu esta realidade?
Se você não tem liberdade para questionar, perguntar, discordar, sair, sugerir e visitar outras denominações, se você não pode exigir a pregação genuína da Palavra de Deus, então é bom ficar de olhos abertos, pois, você pode estar em uma seita, disfarçada de igreja de Deus.
Outro detalhe é: Em uma seita, não se faz prestação de contas a respeito das arrecadações monetárias e suas funções ou destinos. Pedir transparências quanto ao que entra e sai financeiramente é duvidar do Profeta ou Pastor, supostamente infalíveis. É tornar-se um rebelde, indigno e detestável.
Apenas os tidos como rebeldes questionam.
E como todos querem permanecer no grupo dos supostamente espirituais, jamais questionam coisa alguma.
De preferencia, as finanças ficam nas mãos de pessoas da família, o que não passa de nepotismo.
Todos são obrigados e seduzidos a confiar no Profeta-Fundador-Guru. Se o Profeta Fundador-Guru fica rico, é porque Deus autorizou o dinheiro das arrecadações só para ele. Ou seja, por ser ele infalível, ou quase infalível é que Deus permite-lhe riquezas.
Se alguém participa, por decisão do Profeta, do bolo das arrecadações, isto não passa de lavagem de dinheiro para disfarçar e tirar o espaço da transparência. Em outras palavras o obreiro que participa de uma pequena parcela das arrecadações, está sendo "comprado", com a intenção de calar e facilitar o controle destes. Nenhum que participa do bolo de arrecadações é transparente.
Eu estou falando isto com experiência própria. Minha família recebia para ficar calados.
Mas quando Deus começou a nos inquietar para esta injustiça com os demais irmãos, então nossos olhos foram abertos até culminar na nossa saída.
Glorias a Deus por tudo isto!
Quando voce examinar o resumo dos dízimos Biblicos que estão descritos em Deuteronômo 14:55 ao 29, então voce descobre quem é que tem direito nos dizimos, a saber, todos os que trabalhavam no Templo, alem dos próprios dizimistas, e tambem os pobres e estrangeiros na sua porta; e não somente os sacerdotes, ou pastores.
A Palavra de Deus nos orienta a colocarmos à prova, pregadores, lideres, e todos os que coordenam e cooperam. (Vide 1ª João 4:1).
É obrigação de todos, exigir transparência. Não existe nenhum pecado nisto.
Dinorá T.M. Gonçalves
Nenhum comentário:
Postar um comentário