quarta-feira, 15 de março de 2017

TODO O ANTIGO TESTAMENTO É CRISTOCÊNTRICO - VOCÊ SABIA DISTO?

Você sabia que todo o Antigo Testamento é Cristocêntrico? Não existe sequer um evento vétero Testamentário pelo qual não aponte para Jesus Cristo, o Messias.
Deus jamais perderia tempo com algo que não apontasse para Seu Filho, o Salvador da humanidade.

Logo no começo encontramos Deus convidando seu Verbo, sua Fala, Sua Boca, Sua Palavra  para criarem o homem 
à Sua imagem e semelhança - Gênesis 1:26.
Em seguida encontramos o homem Adão com sua esposa pecando, e Deus matando um animal que certamente, que sem duvida alguma era um cordeiro que foi um tipo de Jesus Cristo - O Cordeiro de Deus que tira o pecado do mundo  - Gn. 3:21.

E a tipologia de Cristo não pára por aí, mas continua em todas as paginas do Livro de Gênesis, e um exemplo peculiar foi José filho de Jacó, que foi vendido como Escravo ao Egito.

Em Êxodo encontramos uma vasta tipologia de Cristo, e em todo o Pentateuco e os profetas a  tipologia do Messias se fez presente. Um exemplo peculiar foi Moisés que foi pré figuração de Jesus Cristo, alem de Jessé, Obede, Davi, etc. 
Mas antes de Moisés veio Abraão, Isaque, Jacó, todos pré figuração peculiar do Messias. 

O evento de Abraão buscando sacrificar seu filho Isaque, então, nem se fale!

Mais tarde veio a Lei que ordenava a matança  de animais, todos pré figurando o Cordeiro de Deus, Jesus Cristo.
Toda a Lei era sombras, tipos e figuras DELE.  Tanto isto é verdade que Deus deu a Lei como "AIO", ou proteção ao seu povo até que viesse o descendente de Gálatas 3 que foi Jesus Cristo.

Toda a Lei com seus 613 itens  mostrava a natureza santa e justa de Deus e apontava para Aquele que satisfez plenamente toda essa natureza santa e justa Dele,  e que alem do mais esvazio a taça da ira de Deus contra o pecado e o pecador. 
Só Jesus Cristo, a Realidade e não as sombras, os tipos e as figuras foi capaz de satisfazer literalmente, ao pé da letra toda a natureza santa e justa do Pai implícitos na Lei.
As sombras, os tipos e as figuras do passado Testamentário apenas serviu como profecia, como aviso e advertência. Era Deus avisando e dizendo: Óh! fiquem firmes meu povo, que a Realidade para quem as sombras, os tipos e as figuras apontam está chegando. Não abandonem esta fé!  

Dentre os itens da Lei que perfazia um total de 613 decretos, destacamos alguns principais:
1) A matança de cordeiros e novilhos - todos tipificando o Messias.
 A Realidade que é Cristo chegou e dissipou as sombras.
2) A guarda dos sábados que tipificavam o repouso, o descanso e a comunhão com Deus 
a qual encontramos e desfrutamos  em Jesus Cristo.  A Realidade chegou e dissipou os tipos.
3) Os dízimos que tipificavam as primícias e o numero dez (10) que tipificava o inteiro, o todo. Na Bíblia a palavra ou numeral "10"  significa um  numero inteiro (Zacarias 8:23) entre outros.  
A Realidade chegou e dissipou os tipos, as figuras.
4) Portanto, o Antigo Testamento mostravam os tipos, mas o Novo Testamento mostra o antítipo que chegou e dissipou os tipos.

Você crê nesta Realidade?
Se sua resposta for:
Não!
Não sei!
Ainda não descobri isto!
Então você ainda não entendeu o Evangelho que são as Boas Novas e não as Boas velhas.
Assim, você ainda, como acontecia com os hebreus no passado,  continua buscando em você mesmo e na Lei, moeda de troca com Deus. 
Mais cedo ou mais tarde você verá o quanto essa busca é pesada e frustante, fadada mesmo ao fracasso.
"QUEM PRIMEIRO DEU À ELE PARA DEPOIS SER RECOMPENSADO?
Romanos 11:35?
Será que eu, você, seu pastor, seu lider, etc, temos moeda de troca com Deus?

O Justo vive e viverá da fé. 
É possível encontrar vários versículos Biblicos avisando esta realidade, como por exemplo:
Hebreus 10:38
Romanos 1:17
Gálatas 3:11
Alem de alguns no Velho Testamento.

O que significa esta fé? 
Não é difícil ver impios afirmando crer em Jesus Cristo.  O mundo inteiro, com exceção de uns poucos, crê que Jesus Cristo é real. A maioria entre os cristãos creem que Jesus morreu em nosso lugar.
Assim, não é desta fé que a Biblia está dizendo, mas de uma fé muito mais profunda, muito mais considerável, muito mais relevante  a qual somente aqueles que foram vivificados no seu espirito, pelo Espirito de Deus, e não pela letra, são capazes de discernir, viver  e praticar. 
Portanto, se você  ainda não discerniu que Jesus Cristo se tornou nosso tudo, nosso inteiro, nosso superlativo, nosso absoluto; então  duas coisas estão acontecendo:
1) Ou seu pastor não está lhe ensinando isto.
2) Ou você passou por lavagem cerebral que circuncidou sua mente de pensar e discernir. 

Qualquer uma destas duas alternativas e que podem representar você o torna vulnerável e incapaz de questionar, de pensar,  discernir, viver  e praticar a verdade neotestamentária. 
Se você aprendeu que entregar dízimos, que guardar os sábados são ambos mandamentos para a igreja, e se você ainda não descobriu que estes mandamentos cessaram no Novo Testamento, que cessaram para com a igreja, pois esta é um produto neotestamentário e não vétero testamentário,  então pouco adianta você aprender que não se deve sacrificar animais, pois você ainda não entendeu o Evangelho de Cristo, ainda não desfruta do Evangelho de Cristo,  não vive o Evangelho de Cristo e nem pratica um viver piedoso, todos pela fé absoluta, e não relativa. 
A fé relativa é uma fé na fé,   fé na sua capacidade, fé no seu pastor ou lider,  fé no profeta,  fé em lugares supostamente santos, fé nas suas obras, fé nas sombras, nos tipos e nas figuras vétero testamentária.

Na cruz Jesus nos libertou da maldição da Lei
Gálatas 3:13.
Você crê nisto!

Se você passou por lavagem cerebral que o tornou circuncidado na mente, na capacidade para pensar e discernir, então você não vai concordar com o fato de que a Realidade que é Jesus Cristo, chegou e dissipou as sombras, os tipos e as figuras, e assim você é um sectarista vivendo e comendo de doutrinas das Seitas. 
Assim, você é desgraçado, miserável, pobre, cego e nu! Apocalipse 3:11-17.
E mais,  Deus está ao ponto de te vomitar da boca, pois, nem és frio e nem quente.
Todo cristão que tenta trocar favores com Deus faz parte da igreja de Laodicéia que é a ultima igreja, a igreja dos nossos dias, e consequentemente não és frio e nem quente, mas morno.
Esta igreja tem tantas obras, tantas moedas de troca com Deus que não precisa de mais nada.

A igreja de Éfesos também trocava favores com Deus.  O povo desta igreja era muito responsável no labor, mas tinham perdido o Primeiro Amor, aquela fé pela qual o justo só pode viver dela. 

Se ao praticar suas obras como moeda de troca de favores com Deus, o isenta de culpa, de medo, de pesadelos psicológicos, e cria em voce o sentimento do dever cumprido, então voce é morno e Deus está a ponto de vomitar você da Sua Boca.


Dinorá Mendes 

Nenhum comentário: