quinta-feira, 10 de abril de 2014

PERGUNTA DE EX-LAODICEIANO

Alguns irmãos nos pediram referencias sobre alguns assuntos, e abaixo, vai os assuntos solicitados e suas respectivas referencias biblicas. 


AS PERGUNTAS FORAM: ONDE,  NA BIBLIA,  FALA DE:
1) AJUDA AOS NECESSITADOS.
2) NÃO FAZER ACEPÇÃO DE PESSOAS.
3) FALSOS PROFETAS OU FALSOS PASTORES.
4) ENRIQUECIMENTO ILICITO.
5) ESSES ME LOUVAM COM OS LABIOS, MAS SEU CORAÇÃO ESTÁ LONGE DE MIM.
6) A FAMILIA COMO INSTITUIÇÃO DE DEUS.
7) DEUS NÃO VOLTA ATRÁS NUMA REVELAÇÃO.

1 AJUDA AOS  NECESSITADOS:
1º João 3:17  Quem pois, tiver bem do mundo, e vendo seu irmão necessitado, lhe cerrar o seu coração, como estará nele o amor de Deus?  Não amemos de palavra ou de língua, mas por obra e em verdade. E nisto conhecereis que somos da verdade, e diante Dele, asseguraremos o nosso coração.

Hebreus 13 versos 1,2 e 3. Permaneça o amor fraternal.  Não vos esqueçais da hospitalidade. (...)Lembrai-vos dos presos, como se estivésseis presos com eles, e dos maltratados, como sendo vós mesmos no corpo. 
(Obs.:O assunto aqui, não é apenas espiritual, mas físico, material e secular).

Deuteronômio 14 versos 29. Então virá...e o estrangeiro, e o órfão, a viúva... e comerão, e fartar-se-ão, para que o Senhor teu Deus, te abençoe em toda a obra da tua mão, que fizeres.

Deuteronômio 15: versos 7, 9, 10, 11. Quando em ti houver algum pobre...não endurecerás o teu coração, nem fecharás a mão a teu irmão que for pobre. (...) e que o teu olho seja maligno para com o teu imão pobre, e não lhes dê nada, e que ele clame contra ti ao Senhor, e que haja em ti, pecado. Livremente lhe darás, e que o teu coração não seja maligno quando lhes deres, pois, por esta causa te abençoará o Senhor teu Deus...Pois, nunca cessará o pobre do meio de da terra, pelo que ordeno dizendo: Livremente abrirás a tua mão para o teu irmão, para o teu necessitado e para o teu pobre na tua terra.

Isaias 58 verso 6 ao 11. (Porventura, não é este o jejum, que escolhi? Que soltes as ligaduras da impiedade, que desfaça as ataduras do jugo, e que deixes livres os quebrantados e que despedaças o jugo?
Porventura não é também que repartas o teu pão com o faminto e recolhas em casa os pobres desterrados? E vendo-o nu, o cubras e não te escondas daquele que é da tua carne?...(novamente, o assunto não é apenas espiritual, mas secular).

Lucas capitulo 6, dos versos 27 ao 36. (...) e se deres  à aqueles de quem esperais tornar a receber, que recompensa tereis? (...) sede, pois, misericordiosos, como também vosso Pai é misericordioso.
Lucas 3 verso 11 ...e disse Jesus, quem tiver duas túnicas, que reparta com o que não tem, e quem tiver alimentos, que faça da mesma maneira.

Lucas 10 versos 30 ao 37 (a parábola do bom samaritano) (...) o seu proximo, é o que usou de misericordia para com ele, pois, vai e faze da mesma maneira.

Gálatas 6 verso 2. Levai as cargas uns dos outros, e assim cumprireis a Lei de Cristo.

Mateus 22 versos 38,39,40.  Amar a Deus sobre todas as coisas, de todo teu coração e entendimento. Este é o primeiro e grande mandamento. O segundo, semelhante a este é: Amarás ao próximo como a ti mesmo. Nesses dois mandamentos dependem toda a Li e os profetas.

1º João 3:17  digo, 1º João, não João. Voce vai encontrar a epistola de 1º João, já quase no fim da Bíblia, perto de Apocalipse)
Quem pois, tiver bem do mundo, e vendo seu irmão necessitado, lhe cerrar o seu coração, como estará nele o amor de Deus?  Não amemos de palavra ou de língua, mas por obra e em verdade. E nisto conhecereis que somos da verdade, e diante Dele, asseguraremos o nosso coração.

Tiago 1:27  A verdadeira religião para com Deus, o Pai, é esta: visitar os órfãos e as viúvas nas suas tribulações e guardar-se da corrupção do mundo. (Lembrando que, a religião aqui, não é uma referencia para a pratica do espiritismo, que tentam comprar a salvação com obras. A verdadeira caridade exalta a Cristo, e deve ser para a gloria de Deus, e não de quem a praticou).

 2) DEUS NÃO FAZ ACEPÇÃO DE PESSOAS:
2ª Crônicas 19 verso 7. (...) porque não há no Senhor nosso Deus, nem acepção de pessoas, nem aceitação de presentes.

Atos 10:34 E abrindo Pedro a boca disse, reconheço por verdade, que Deus não faz acepção de pessoas.

Romanos 2:11. Porque para com Deus não há acepção de pessoas.

Romanos 1132. Porque Deus encerrou a todos debaixo da desobediência, para com todos, usar de misericórdia.

Tiago 2 verso 13. Porque o juízo será sem misericórdia, sobre aquele que não faz misericórdia, e a misericórdia triunfa sobre o juízo.

Efésios 6 verso 9. (...) e para com Ele, não há acepção de pessoas.

1º  Pedro 1 verso 17. E, se invocais por Pai, Aquele que não faz acepção de pessoas...

Deuteronômio 10:17.  Pois, o Senhor teu Deus...não faz acepção de pessoas, nem aceita recompensas.  (Então, é bobagem laborar, para trocar favores com Deus, e sendo assim, como dizer que, com Deus é toma lá, dá cá? Portanto, essa pregação é herege.

Lucas 10 versos 30 ao 37 (a parábola do bom samaritao. Os judeus tinham preconceito com os samaritanos porque esses tinham filhos misturados com os filhos de povos gentios (pagãos), e Jesus, com a parábola, usou uma figura de linguagem para definir, para mostrar o preconceito dos judeus, e ensina-los à não ter preconceito com o próximo, mas, antes, estender-lhes as mãos. O bom samaritano é figura ou símbolo de Cristo, e deve ser nosso tambem).)

3) FALSOS PROFETAS OU FALSOS PASTORES.
Deuteronômio 18 versos 20 ao 22. Porem, o profeta que presumir soberbamente de falar alguma palavra em meu Nome... (...) e se o tal profeta falar e não acontecer, é porque não foi a boca do Senhor quem falou. Com soberba falou o tal profeta. Não tenhais temor dele.

Mateus 7: verso 7 verso 15. Acautelai-vos dos falsos profetas, que vem até vós vestidos como ovelhas, mas interiormente são lobos devoradores...Pelos frutos os conhecereis...
Lembrando que, Jesus disse que pelos frutos conheceremos os falsos mestres ou pastores, e, os principais frutos de um falso mestre ou pastor, segundo a Bíblia é o antropocentrismo de seus subordinados. Os falsos mestres geram discípulos mais antropocêenticos (centrados neles), do que Teocêntrico (centrados na Palavra de Deus).
Confiram isto, nas notas de rodapé da Bíblia de Estudo Pentecostal, no livro de Mateus capitulo 7 versos 5 ao 23.

Romanos 16 versos 17 ,  18 e 19. (...)desviai-vos deles, (...) porque os tais não servem ao Nosso Senhor Jesus Cristo, mas, ao seu ventre (ambição, ganância, avareza), e com suaves palavras e lisonjas, enganam os corações dos simplices.
(...) e quero que sejais sábio no bem, mas simplices no mal.
A nota de rodapé da Bíblia de Estudos Aplicação Pessoal nos orienta assim: Quando ouvimos sermões, devemos verificar o conteúdo que está sendo apresentado, afim de não nos deixarmos enganar por conversas lisonjeiras ou palavras de entusiasmo. Os cristãos que estudam a Palavra de Deus não serão ludibriados, embora isto possa facilmenta acontecer com os que são superficiais no conhecimento bíblico. Vejam exemplos dos irmãos bereanos, os de Bereia, em Atos 17:10-12, que duvidaram até mesmo do apostolo Paulo, indo para as Escrituras, afim de saber se o que estava sendo pregado, era verdadeiro e legitimamente biblico.

2ª Pedro 2 verso 1. (...) haverá falsos profetas, falsos doutores (mestres), que introduzirão encobertamente (sutis) heresias de perdição e negarão o Senhor que os resgatou, trazendo sobre si mesmo, repentina destruição. (Os falsos mestres pregam uma salvação, justificação e santificação, cujos méritos é do homem, e não de Jesus Cristo. Nessa pregação, Jesus fica como coadjuvante, porque o credito e o mérito é de quem se santifica, e nesta, a bandeira que se levanta, é a do pastor e não a de Cristo. Os falsos mestres não conseguem pregar o genuíno Evangelho do sacrifico vivo e único, de Jesus Cristo em nosso lugar. Eles pregam de tudo,  e de tudo que levantam sua bandeira, porem, a bandeira única e exclusiva de Jesus Cristo, para salvação, redenção, justificação e santificação, eles não conseguem pregar à contento, mas, se a pregam, pregam supercialmente, e logo, logo, caem naqueles jargões, que levantam sua própria bandeira.

1ª João 4 verso 1 (Não confundir 1ª João, com o Evangelho de João. ª João está no final da Bíblia, perto de Apocalipse).
Amados, não creiais em todo espírito, mas, provai se os espíritos são de Deus;  porque já muitos falsos profetas se tem levantado no mundo.

Isaias 44 verso 25. Que desfaço os sinais dos inventores de mentiras e enlouqueço os adivinhos, que faço atrás os sábios e transtorno a ciência deles.

Jeremias 50:36. A espada virá sobre os mentirosos, e ficarão insensatos, a espada virá sobre os valentes, e desmaiarão.

Mateus 7 verso15. Disse Jesus: Acautelai-vos pois, dos falsos profetas, que vem até vós vestidos como ovelhas, mas, interiormente são lobos devoradores.

Mateus 24:11.  Disse Jesus: E surgirão muitos falsos profetas, e enganarão a muitos.

Mateus 24 verso24. (...) e surgirão falsos profetas, e farão maravilhas, e se possível for, enganarão até os escolhidos.

Marcos 13 verso 22. Porque se levantarão falsos profetas... e farão sinais e prodígios, para enganarem, se for possível, até os escolhidos.

Lucas 6 verso26  Ái de vós, quando todos falarem bem de vós, porque assim... era com os falsos profetas.

2ª Pedro 2 verso 1. vide acima

1ª João 4 verso 1. vice acima.

1º Samuel 10:11 e 12 (Lembrando que, o Rei Saul, ungido de Deus por meio do profeta Samuel, apostatou-se, por causa de seu orgulho).

1º Samuel 28 verso 6.  E perguntou Saul ao Senhor, porem o Senhor não lhe respondeu, nem por sonhos, nem por Urim, nem por profetas.

2º Corintios 11 versos 13 e 14. Porque tais falsos pastores são obreiros fraudulentos, transfigurando-se em obreiros de Cristo. (...) porque o próprio Satanás se transfigura em anjo de Luz.

Romanos 16 versos 18 (Lembrando que a palavra “ventre” se refere à fome por dinheiro, ambição, avareza). Vide acima, pois já mencionamos este versiculo.

Gálatas 1 verso 6, 7 e 8.  Disse Paulo,  Incrível, como vocês depressa passaram daquele que vos chama à Graça de Cristo para outro evangelho, o qual não é outro, mas há alguns que vos inquietam e querem transtornar o Evangelho de Cristo.  Mas, ainda que nós mesmo, ou um anjo do céu, vos anuncie outro evangelho alem do que á vos foi falado, seja anátema (amaldiçoado).  O pregador que não prega o sacrificio vivo e substituto (em nosso lugar), de Jesus Cristo, como único meio para se chegar a Deus, por meio de Jesus Cristo, está pregando o outro evangelho, o evangelho anátema que é o evangelho das obras dos homens.  Quando voce ver pastores e lideres incentivando as obras como meios para se chegarem a Deus, fujam!   SAibam que, se o crente nunca orar, nunca for nos cultos, nunca for nos montes, nunca der o dizimo, nunca ser devoto de pastores, nunca ofertar, mas, confiar única e exclusivamente na obra de Jesus Cristo para ser salvo e santo, esse crente é salvo, vive pela fé, e está satisfazendo os propósitos de Deus.
Jesus Cristo é a única e exclusivamente a obra que Deus aceita para redenção e santificação dos homens. É bom que façamos boas obras, que oremos, que jejuemos, que santifiquemos, que ajudemos o próximo, porem, Jesus Cristo é, a única obra que o Pai aceita para que os pecadores se cheguem à Ele.   
O aposto Paulo, em Romanos 11:35 lança uma pergunta: Quem pois, já deu primeiro à Ele, para que seja recompensado?  
A obra dos homens, por melhores que sejam, estão fadada ao fracasso, e um dia perecerá. A obra dos homens são obras mortas, ínfimas e ridículas perante a obra do Senhor Jesus, a nosso favor. 
Creiamos Nele e não em nossas obras, creditos ou meritos.
Deus não ouve o homem. Deus ouve a seu Filho que intercede pelo homem perante o Pai, e, é o único mediador entre Deus e os homens (1º Timoteo 2 verso 5).

4)  RIQUEZA ILICITA:
Mateus 6 versos 19 até o 24. (...) se pois, os teus olhos forem bons (não ambicioso, não avarentos), todo o teu corpo terá luz.
Se porem, os teus olhos forem maus (ambiciosos, avarentos), todo o teu corpo é tenebroso e está em trevas. Se porem, a luz que há em ti, for trevas (ambição, avareza), quão grande serão, tais trevas!  Não se pode servir a dois senhores, ou há de odiar um e amar o outro, ou se decidirá por um, e desprezará o outro. Não se pode servir a Deus e a mamon (riquezas).

1º Timóteo 6 verso 9 e 10. Mas, os que querem ser ricos caem em tentação, e em laços, e em muitas concupiscências loucas e nocivas, que submergem o homem na perdição e ruína. Porque o amor ao dinheiro é a raiz e espécie de todos os males, e nesta cobiça, alguns se desviaram da fé, e se transpassaram a si mesmos, com muitas dores

Tiago 5 verso 1. Eia, pois, agora vós ricos, chorai e pranteai por vossas misérias, que sobre vós hão de vir. As vossas riquezas estão apodrecidas, e as vossas vestes estão comidas de traça. O vosso ouro e a vossa prata se enferrujaram, e a sua ferrugem dará testemunho contra vós e comerá como fogo a vossa carne.  Entesourastes para os últimos dias.

Provérbios 15 verso 27. O que se dará à cobiça, perturba a sua casa, mas, o que aborrece as dádivas, viverá.
A Bíblia NVI diz assim: O avarento põe sua família em apuros, mas quem repudia o suborno, viverá.
Aquele pastor que conhecemos, aceita suborno de políticos, tanto para a igreja, como para si mesmo, particularmente.

Provérbios 30:15 . A sanguessuga tem duas filhas, uma é Dá, a outra também é Dá. Estas três nunca se fartam, e a quarta nunca diz, basta.
  
5) ESSE POVO ME LOUVA COM OS LABIOS, MAS SEUS CORAÇÕES ESTÃO LOGE DE MIM.
Isaias 29 verso 13 (Este versiculo aqui é ótimo. Diz assim): Diz o Senhor, porque este povo se aproxima de MIM, e com a boca e com os lábios, me honra, mas o seu coração se afasta para longe de Mim, e o seu temor para comigo consiste só em mandamentos de homens, em que foi instruído).

Mateus 15 versos 9 e 10 . Mas, em vão me adoram, ensinando doutrinas que são preceitos de homens.  (isto aqui, é o retrato falado daquele pastor).

Colossenses 2 versos 18, 19 e 23 (estes são ótimos)!  Ninguém vos domine a seu bel prazer, com pretexto de  humildade e culto dos anjos (Pastor, que vê anjos  no recinto), metendo-se em coisas que  não viu, estando debalde inchado na sua carnal compreensão. E não ligado à Cabeça (do Corpo de Cristo), da qual todo corpo provido e organizado pela juntas e medulas, vão crescendo em aumento de Deus...
(...) As quais, tem na verdade, alguma aparência de sabedoria, mas, não são de valor algum, senão para a satisfação da carne.
(isto aqui, é a cara do dito cujo casal que conhecemos).

Tito 1 verso 14. Mas, do Filho, diz: Oh! Deus, o teu Trono subsiste pelos séculos em séculos, Cetro de equidade, é o Cetro do Teu Reino.  (Não adianta os pastores querer pregar suas tradições, suas bandeiras, pois, o Reino que subsistirá para sempre, é o do Senhor Jesus Cristo).
  
6) A FAMILIA COMO INSTUTUIÇÃO DE DEUS.
Gênesis 1 verso 28.  (...) Multiplicai-vos, e enchei a terra.

Êxodo 20 verso 12. Honra teu pai e tua mãe (sem restrições, tanto faz os pais serem crentes, como não, terão que ser honrados, amados, visitados, e aceitos).

Efésios 4 verso 32. Antes sejam uns para com os outros, benignos, misericordiosos, perdoando uns aos outros, como também Deus vos perdoou, em Cristo (não só na igreja, mas, principalmente em família).

Josué 24 verso 15. (...), porem, eu e a minha casa (a família),  serviremos ao Senhor.

Salmo 127 versos 3 ao 5. (este é bom para os vasectomizados)  Eis que os filhos são herança do Senhor; uma recompensa que Ele dá. Como flechas nas mãos do guerreiro, assim, são os filhos nascidos na juventude.  Como é feliz o homem que tem a sua aljava cheia deles! Não será humilhado, quando enfrentar seus inimigos no tribunal.
(Já pensou como ficam os jovens vasectomizados que foram induzidos pelo pastor à fazerem vasectomia?

Efésios 6 verso 1 e 2. Filhos, obedecei (honrai) a vossos pais, no Senhor. E tenhais vida longa na terra.

Provérbios 11 verso 29.Quem causa problema à sua família, herdará somente vento.

Provérbios 15 verso 27.  O avarento põe sua família em apuros..
.
1º Timoteo 5 versos 4 e 8 (estes são ótimos)! (que estes,  (filhos e netos), aprendam primeiro a exercer a piedade para com sua própria família, e a recompensar seus pais, porque isto é agradável ao Senhor.

1º Timoteo 3 verso 5  (este é ótimo)! Porque, se algum não sabe governar a sua própria casa (a familia), terá cuidado da igreja de Deus?

1º Timoteo 3:2 (este é ótimo)! Convem pois, que o pastor seja irrepreensível, marido de uma só mulher, vigilante, sóbrio, honesto, hospitaleiro, apto para ensinar. (...) tendo seus filhos em sujeição, com toda a modéstia.

Hebreus 13 versos 1,2 e 3. Permaneça o amor fraternal.  Não vos esqueçais da hospitalidade (principalmente em família). (...)Lembrai-vos dos presos, como se estivésseis presos com eles, e dos maltratados, como sendo vós mesmos no corpo. 
(O assunto aqui, não é espiritual, mas físico, material, secular).

1º Pedro 4 versos 8, 9 e 10. Mas sobretudo, tende ardente caridade uns para com os outros (pincipalmente em família), porque a caridade cobre multidão de pecados.  Sendo hospitaleiros uns para com os outros, sem murmurações.  Cada um administre uns aos outros (principalmente em família), o dom como o recebeu, como bons despenseiros da multiforme graça de Deus.
(Verificamos aqui, que os dons, não são privilégios apenas de pastor e não devem ser aplicados somente pelo pastor).
  
7) DEUS NÃO VOLTA ATRAS, NUMA REVELAÇÃO?:
Números 23:19. Deus  não é homem para que  minta; nem filho do homem para que se arrependa; porventura, diria Ele e não o faria? Ou falaria e não o confirmaria (cumpriria)? .
Este versiculo é ótimo para refutar, rechaçar, os pastores que passam uma visão e revelação, mas que, depois, não cumpre, e jogam nas costas da vitima, com argumentos de que elas não tomaram posição com Deus.

Deuteronômio 18:22. Se o tal profeta falar, e não acontecer, é porque não foi a boca do Senhor quem falou. Com soberba falou o tal profeta. Não tenhais temor dele.

Jeremias 1:12 diz que Deus vela para cumprir a sua Palavra. Ele não pode negar a Si mesmo, e negando a sua Palavra, estaria negando a Jesus Cristo, o verbo encarnado. Até mesmo, a sua Palavra em favor dos israelitas, os quais negaram e rejeitaram seu Messias, tem ainda, a fidelidade de Deus, porque Ele não é homem para que minta. Quando Ele fala, Ele cumpre.

Obs: Lembrando que, Jesus disse que pelos frutos conhecermos os falsos mestres ou pastores, e, os principais frutos de um falso mestre ou pastor, segundo a Bíblia é o antropocentrismo de seus subordinados. Os falsos mestres geram discípulos mais antropocêntricos  (centrados neles), do que Teocentricos (centrados na Palavra de Deus).

Confiram isto, nas notas de rodapé da Bíblia de Estudo Pentecostal, no livro de Mateus capitulo 7 versos 15 ao 23.
O Pastor que não pregar estas coisas, honestamente, sinceramente, e com frequencia, deve ser rechaçado, refutado, rejeitado, e tudo mais do genero, porque, se não pegar assim, como diz a Palavra de Deus, sem duvida, ele é um pseudo pastor. Saia dela povo meu!


Dinorá Mendes

Nenhum comentário: